TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Bete Coelho

Trabalho Escolar: Fichamento Bete Coelho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento do livro: Contar Histórias Uma Arte Sem Idade

SILVA, Coelho Betty Maria. Técnicas de como contar história: Contar história uma arte sem idade. 10 ed. São Paulo: Ática, 1999.

Resumo:

A autora nos mostra como foi sua experiência no primeiro estágio do seu curso de magistério, onde ela teve que a idéia de contar histórias para chamar a atenção das crianças. Mostrando-nos assim as técnicas de como contar história.

Ouvir histórias é uma atividade que agrada todas as idades, alimenta a imaginação, a medida que ela é contada os ouvintes colocam sua imaginação em pratica, imaginado as características dos personagens da história, e o que poderá acontecer no fim da história.

Antes de uma história ser contada, ela precisa ser planejada, ela deve ser escolhida de acordo com a idade, os interesses e as condições socioeconômicas dos ouvintes. Há também o caso de enfermos e deficientes mentais que necessitam de uma escolha especial.

A história não deve ser lida, mais também não precisa ser decorada, o contador tem que entender a mensagem da história pra depois passá-la para o ouvinte, primeiro deve-se fazer uma introdução, depois vem o clímax e por fim o desfecho.

Existem varias formas de se contar uma história, pode ser só a narrativa, pode-se utilizar o livro para que se possa mostrar as imagens que nele tiver, pode-se usar as gravuras do livro ampliadas em cartolinas com as cenas da história, pode-se fazer um mini teatro com os personagens da história feitos com papel, ou tecido ou com desenhos onde se incentiva o ouvinte passar para o papel o que está em sua memória.

Antes de uma história ser contada deve haver uma conversa com os ouvintes em relação ao assunto para não haver interrupções durante a narrativa, também é muito interessante a escolha do lugar onde a história vai ser contada, que deve ser escolhido de acordo com o tema da história, a idade e a quantidade de ouvintes. Deve-se ficar atento ao tempo da narrativa que também deve ser escolhido de acordo com a faixa etária, e as condições do ouvinte. Após a narrativa também deve haver uma conversa para que cada um possa fazer um comentário sobre o que acabou de ouvir.

Fazer atividades com os ouvintes após o termino da narrativa é muito importante, as atividades podem ser: desenhos, recortes, modelagem, dobraduras, textos, brincadeiras e maquetes.

Citações:

“Cada vez que conto histórias a um grupo novo, penso já haver esgotado minha experiência de contadora de histórias. No entanto, eis-me agora a esboçar um livro sobre a arte de contá-las.” (pg. 8)

“A história faz todos sorrirem, a aula passa a ser uma divertida brincadeira e gente grande volta a ser criança.(pg10)

“Estudar uma história é, em primeiro lugar divertir-se com ela, captar a mensagem que nela está implícita e, em seguida, após algumas leituras, identificar os seus elementos essenciais, isto é, que constituem a sua estrutura.” (pg. 21)

“A história não acaba quando chega ao fim. Ela permanece na mente das crianças, que a incorpora como alimento de sua imaginação criadora.” (pg. 59)

Apreciação pessoal:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com