TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DO LIVRO: Contar História: Uma Arte Sem Idade De Betty Coelho.

Dissertações: FICHAMENTO DO LIVRO: Contar História: Uma Arte Sem Idade De Betty Coelho.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  2.681 Visualizações

Página 1 de 3

Livro: Contar histórias: uma arte sem idade de Betty Coelho.

São Paulo: Ática, 1998.

RESUMO:

A autora inicia seu livro fazendo um apanhado de uma experiência vivenciada por ela,quando era apenas estagiária do curso normal,onde se deparou que as teorias ensinadas por seus professores não se adequava naquela situação e por intuição começou contar histórias. (p.7)

É muito importante á escolha da história e a mesma pode ser assimilada em diferentes fases. Na fase pré-magica as histórias devem ser simples e que aproximem as crianças ao seu meio social e tenham ritmo e repetição. Na fase mágica a criança solicita a mesma história varias vezes, ”conte outra vez”. Na idade escolar as crianças gostam de histórias da faixa etária anterior, são os contos. A autora enfatiza a importância de saber escolher o que contar, tendo em vista a quem contar e o ambiente onde se irá contar. (p.13) Após ter escolhido a história a ser contada, devemos estudá-la e divertir-se com ela, captando sua mensagem e depois identificar sua estrutura que são: introdução é a parte inicial onde traz informações necessárias para a compreensão do texto, e o contato inicial do narrador com o ouvinte. O enredo são todos acontecimentos do texto. Para se chegar ao clímax, os episódios devem ser apresentados numa ordem de seqüência, mantendo expectativa e suspense. E depois da emoção dos ouvintes, devido ás variações de voz do contador a história acaba, chega-se ao desfecho. (p.21)

A autora começa esse capitulo falando dos recursos mais utilizados e quais vantagens e técnicas podem utilizar. Dentre elas a mais fascinante a simples narrativa, se processa por meio da voz do narrador e por sua expressão corporal. O narrador deve ter o domínio, segurança para não prejudicar a narração da história, sendo experiente e possuidor de uma técnica e assim despertaremos em nossas crianças o desejo de ler, contribuindo para o seu crescimento pessoal e intelectual. Para cada historia existe uns recursos e saber escolhe-lo é muito importante. (p.31)

Depois de conhecermos vários passos para se contar a história, o narrador deve iniciar uma conversa informal com os ouvintes, para facilitar o entendimento da mesma, evitar interrupções, além de conhecer melhor as crianças. Contar histórias é uma arte inata, que todo educador tem, já que trabalham com crianças. O contador de histórias deve ter postura, segurança e agir com naturalidade, para não perderem o foco da história. A voz é o principal instrumento de trabalho do narrador, por transmitir emoções e saber muda-la quando necessário. (p.47).

Percebemos que a história é muito importante por desenvolver a imaginação, a atenção de nossas crianças e através dela várias atitude poderão ser desenvolvidas, baseadas no enredo e assim concluímos que para se contar história é necessário seguir um roteiro, fazer um planejamento, uma reflexão antes de começar-nos o “Era uma vez. (cap.53)

Citações:

“Há professores que pesam que não são aptos para contar história.Se experimentarem descobriram qualidades novas em si sua própria mesma,criando criatividade”.(p11)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com