TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do livro: Contar Histórias: uma arte sem idade Betty Coelho

Resenha: Fichamento do livro: Contar Histórias: uma arte sem idade Betty Coelho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Resenha  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento do livro: Contar Histórias: uma arte sem idade

Betty Coelho

Antecedentes ou uma história na primeira pessoa

Ainda estagiária em um Curso Normal, Betty Coelho teve seu primeiro contado com crianças, e neste primeiro contando uma história, e ficou admirada, pois todos os alunos ficaram em silêncio para apreciar a história, então ela aprendeu que ouvir histórias e o que as crianças mais gostam.

“Daí por diante, não parei de aprender com as crianças, observando-lhes as reações, interpretando suas atitudes e refletindo sobre isso. Contar histórias ficou sendo minha atividade predileta.

Cada vez que conto histórias a um grupo novo, penso já haver esgotado minha experiência de contadora de histórias. No entanto, eis-me agora a esboçar um livro sobre a arte de conta-las”p.8.

Capítulo 1: Escolha da história

Antes de contar uma história é preciso analisa-la, pois não se pode ocorrer o risco do improviso, para uma boa história e para que ela faça sucesso entre os ouvintes precisa-se elaborar um roteiro para organizar o sentido da história para ser transmitida com segurança. O que ajuda escolher uma história são os interesses predominantes em cada faixa etária.

Na fase pre-magica (até os 3 anos de idade) os histórias devem, ser simples, com brinquedos e animais que façam parte da vida das crianças humanizados. “Assim ela podem integrar-se com os consegue “viver” os enredos e sentir-se no “lugar” em que os episódios narrados ocorrem” p.16.

Na fase magica a imaginação das crianças se torna mais criadora, elas passam a inventar o seu mundo com amigos imaginários conversar com os seus brinquedos. “Começam a apreciar histórias de animais domésticos, de circos, zoológicos, enredos que envolvem alimentos, flores, nuvens, festas, etc.”

Na idade escolar as crianças já sabem que as histórias são faz de conta, começam a manifestar o seu senso crítico. Gostam de histórias de príncipes e princesas, castelos e palácios. As lendas e fabulas transmitem as crianças as belezas e elas interpretam o seu significado. p.16

A escolha na história funciona como uma chave mágica e tem importância decivo no processo narrativo .p.20

Capítulo 2: Estudo da história infantil

Estudar a história e entender a mensagem que nela existe. Os elementos da história são introdução, que localiza a história no tempo e espaço e apresenta os personagens, o enredo que e o conflito e ação dos personagens, clímax que o momento chave da narrativa e o desfecho que e a conclusão dos fatos.p.22 As músicas também estão presentes no estudo da história “Estudar uma história é também inventar as músicas ou adaptar a letra a músicas conhecidas, conforme sugestão do texto, que são introduzidas no decorrer do enredo ou no seu final” p.27.

Capítulo 3: Formas de apresentação das histórias

“Estudar a história é ainda escolher a melhor forma ou o recurso mais adequado depersonagens, apresenta-la.” P.31. Cada recurso de apresentação citado pela autora tem suas vantagens específicas. A simples narrativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com