TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Do Livro Contar Histórias Uma Arte Sem Idade De Betty Coelho

Exames: Fichamento Do Livro Contar Histórias Uma Arte Sem Idade De Betty Coelho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  2.253 Visualizações

Página 1 de 2

Livro: Contar histórias uma arte sem idade

COELHO, Betty. Contar Histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1998.

Resumo:

*A autora começa o seu livro sobre como contar histórias contando como foi que ela própria descobriu essa arte de contar histórias, em uma situação onde toda a teoria estudada não se enquadrava. (p. 7)

Sabendo a importância da história não podemos correr o risco de improvisar, temos que saber qual história vamos contar em cada situação diferente. (p. 13)

No livro é mostrada uma tabela contendo a faixa etária de cada fase da criança e os assuntos que são de interesse delas em cada uma, informação importantíssima na hora da escolha da história. (p. 15)

É importante escolher bem histórias para serem contadas a ouvintes em situações especiais, como doentes físicos ou mentais. (p. 20)

Devemos também entender e estudar a estrutura da narrativa antes de contá-la. A narrativa se divide em quatro elementos essenciais que são: Introdução, enredo, clímax e desfecho. (p. 21)

No terceiro capítulo a autora mostra que a história pode ser apresentada de várias formas: Simples narrativa, juntamente com o livro, com gravuras, com o flanelógrafo, com desenhos e com interferência do narrador e dos ouvintes . (p. 31)

Saber escolher qual o melhor recurso, dentre estes citados acima, a ser usado para contar uma história é fundamental para que tenhamos sucesso na narrativa. Cada tipo de história requer um recurso diferente. (p. 46)

Estabelecer um breve diálogo com as crianças antes de iniciar a narrativa faz com que elas se predisponham a ouvir uma história que não acontece com elementos do dia a dia deles, fazendo com que eles não interrompam a narrativa para falar sobre os seus próprios bichinhos e objetos do seu ambiente familiar. (p. 47)

A partir da história contada é possível desenvolver várias atividades com as crianças que aguçam a criatividade delas como, a dramatização, pantomima, desenhos, recortes, modelagem, dobraduras, textos orais e escritos, brincadeiras e maquetes. (p. 59)

Citações:

“Como toda arte, a de contar histórias também possui segredos e técnicas.” (p. 9)

“Uma vez escolhida a história a ser contada, passamos a estudá-la.” (p. 21)

“Essa conversa não deve ser longa, só o tempo necessário para que as crianças se predisponham a escutar a história de um gato que não é o deles, mas bem poderia ser.” (p. 47)

“ A história não acaba quando chega ao fim. Ela permanece na mente da criança, que a incorpora como um alimento de sua imaginação criadora.” (p. 59)

Ideias pessoais:

// Este livro relata a importância que contar uma história tem para o desenvolvimento das crianças, além de trazer todas as técnicas que podem ser utilizadas. //

Local: Consultar o livro conforme referência da parte superior da ficha.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »