TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento De Citação IANNI, Octavio. A Questão Social

Trabalho Escolar: Fichamento De Citação IANNI, Octavio. A Questão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  1.678 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA- ICSEZ

COLEGIADO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Fichamento de Citação

Parintins – Am

2013

FRANCIVALDA RODRIGUES

Fichamento de Citação

Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos Histórico Teóricos- Metodológicos do Serviço Social, 2º período do curso de Serviço Social, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), sob a orientação da professora Keuryanne Guerreiro.

Parintins – Am

2013

IANNI, Octavio. A Questão Social. São Paulo em Perspectiva. Janeiro-março, 1991.

O autor afirma que é nas épocas de crise que a questão social desperta mais interesse nos diversos setores da sociedade:

Nas épocas de crise, a questão social se torna mais evidente, como desafio e urgência. Os mais diversos setores da sociedade passam a interessar-se pelo desenvolvimento social, o descompasso entre as conquistas sociais no campo e cidade, os riscos de explosão do descontentamento popular, as lutas pelas conquistas de direitos, a construção de uma sociedade mais justa, o pacto social. (p. 2)

“A questão social tem sido objeto de interpretações divergentes – e, a despeito de alguns pontos comuns, no diagnóstico ou na explicação, às vezes são até mesmo opostas”. (p. 02)

“A questão social é um tema básico e permanente na sociedade brasileira e influencia o pensamento e a prática de muitos. Em diferentes lugares, procura-se conhecer, equacionar, controlar, resolver ou exorcizar suas condições ou efeitos”. (p. 02)

“A história da sociedade brasileira está permeada por situações nas quais um ou mais aspectos importantes da questão social estão presentes. [...]. Reflete disparidades econômicas, políticas e culturais, envolvendo classes sociais, grupos raciais e formações regionais”. (p. 02-03)

“[...] Ao longo das varias republicas formadas desde a abolição da escravatura e o fim da monarquia, a questão social passou a ser um elemento essencial das formas e movimentos da sociedade nacional. As varias modalidade do poder estatal, compreendendo autoritarismo e democracia, defrontam-se com ela”[...]. (p.03)

“[...] As controvérsias sobre o pacto social, a tomada de terras, a reforma agraria, as imigrações internas, o problema indígena, o movimento negro, a liberdade sindical, o protesto popular, o saque ou a expropriação, a ocupação de habitações, a legalidade ou a ilegalidade dos movimentos sociais, as revoltas populares e outros temas da realidade nacional sempre suscitam mais ou menos urgentes das questões”. (p.03)

“Com a abolição, a emergência do regime de trabalho livre e toda a sequencia de lutas por condições melhores de vida e trabalho, nessa altura da historia, coloca-se a questão social. As diversidades e os antagonismos sociais começam a ser enfrentados como situação suscetível [...]”.(p.03)

“Entretanto, leva tempo a moderação alteração de atitudes, métodos e interpretações [...]”.(p.03).

“Em certas conjunturas, os aparelhos repressivos, de dentro e fora das agencias estatais, agem no sentido de anular ou intimidar movimentos, sindicatos e partidos, suas bases e lideranças [...]”. (p.03).

“A questão social continua a ser um desafio para a Nova República [...]. Enquanto a economia cresce e o poder estatal se fortalece, a massa de trabalhadores padece”. (p.03)

Fazendo uma síntese sobre alguns aspectos da questão social no Brasil, Hélio Jaguaribe (apud Otávio Ianni) discorre:

‘As dimensões da economia brasileira crescem catorze vezes, entre 1940 e 1980”. Tanto assim que a “economia brasileira hoje e industrializada, moderna, diversificada’. E a renda per capita passa de 160 a 2.100. ‘Mas, a distribuição permaneceu marcadamente desigual. “Das pessoas que recebiam renda os 40% mais pobres detinham 9,7% da renda total, enquanto os 10% mas ricos detinham 47,9% - esse o problema da pobreza no Brasil. Mesmo após 45 anos de progresso e desenvolvimento acelerado, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem as dificuldades agudas da fome, desnutrição, falta de habitação condigna e de mínimas condições de saúde’. (p.03-04, aspas do autor)

Hélio Jaguaribe (apud Otávio Ianni) afirma ainda:

‘A característica fundamental da sociedade brasileira é seu profundo dualismo’. De um lado ‘encontra-se uma moderna sociedade industrial, que já é a oitava economia do mundo ocidental e acusa um extraordinário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com