TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento A historia do Serviço Social - Balbina Ottoni

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  1.892 Visualizações

Página 1 de 3

VIEIRA, Balbina Ottoni. (1989) In: A história do Serviço Social: contribuição para a construção de sua teoria. 5ª ed. Rio de Janeiro. Editora Agir. Págs. 79 – 96.

O texto relata a procura de sua teoria e o avanço do Serviço Social no mundo que no decorrer do tempo foi se juntando técnicas e teorias.

Palavras chaves: Teoria do serviço social, técnicas e valores, métodos.

“O que caracteriza o Serviço Social, no século XX, é a procura constante de um conjunto de princípios, conceitos filosóficos e científicos, aplicáveis através de processos e técnicas diversas às múltiplas situações encontradas.” (pg. 79)

“[...] À medida que os estudos e as experiências se processam, o Serviço Social se desenvolve e se aperfeiçoa; paulatinamente suas características se definem, o que permitirá, no futuro, uma conceituação mais acertada de sua verdadeira natureza e a procura de uma teoria do Serviço Social.” (pg. 80)

“Podemos dividir a evolução da ajuda dos pobres e do Serviço Social, em aspectos mítico-intuitivo, idealista-filosófico, empírico-positivo e científico-prático.” (pg. 80)

Aspectos mítico-intuitivos da ajuda

“A ajuda aos pobres, da Antiguidade aos fins do século XIX, apresenta um aspecto miítico-intuitivo: é governada pela magia e pelo sobrenatural (era da Antiguidade e da Cristandade). Mais tarde constatam-se fatos — miséria, fome e abandono — sem, no entanto, ir às suas causas; aparece, em seguida, a ideia de causalidade.” (pg. 82)

Aspectos idealista-filosóficos do Serviço Social

“[...] caracteriza pela predominância dos valores espirituais e filosóficos e pelo destaque dado aos ”princípios” do Serviço Social: respeito e dignidade do homem, à sua liberdade e responsabilidade, aceitação do cliente, etc”. (pg.82)

Aspectos empírico-positivos do Serviço Social

”Esses aspectos aparecem no Serviço Social, por influência da sociologia positiva, principalmente nos Estados Unidos.” (pg. 84)

“Depois da Segunda Guerra Mundial os dois pensamentos — empírico-positivo e idealista-filosófico — foram se aproximando. Tornava-se necessária uma percepção correta da realidade, portanto, aceitação de observações empíricas e explicação das causas determinantes do problema, mas a ação se inspirava nos valores filosófico-religiosos.” (pg.84)

Aspectos científico-práticos do Serviço Social

“Depois da Primeira Guerra Mundial, despontam, muito timidamente os primeiros sinais de uma visão científica: o aspecto sociológico aparece com os primeiros trabalhos de MARY RICHMOND.” (pg. 84)

“[...] em 1922, MARY RICHMOND já identifica os componentes do método e das técnicas a serem empregadas. MARY RICHMOND dava muita importância ao ambiente onde vivia o cliente e às circunstâncias específicas da sua situação.” (pg. 84)

“RICHMOND deu maior importância à entrevista [...]. Não se referia à importância do relacionamento, mas exigia que se escutasse o cliente com paciência e atenção; que houvesse tempo, confidencialidade e reconhecimento dos esforços e esperanças do cliente em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com