TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento didática capitulo 3 Jose Carlos libaneo

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.871 Palavras (16 Páginas)  •  5.398 Visualizações

Página 1 de 16

Pag.53

A educação depende do meio social e momento histórico no qual o individuo se encontra.

A educação escolar tem como objetivo levar conhecimento e experiência aos indivíduos.

A pedagogia orienta e cria condições para que esses objetivos sejam atingidos enquanto a didática garante a pratica politica social e técnica desse processo e também viabiliza a formação profissional dos educadores orientando as atividades de ensino e aprendizagem.

O papel da didática é muito amplo, pois além de orientadora dos conteúdos ela ainda investiga, organiza dentro de uma realidade social politica e profissional, e é mediadora de princípios e diretrizes que regulamentam o ensino. Assim sendo todas essas praticas servem  para desenvolvimento intelectual, físico, para preparação da vida em sociedade e desenvolvimento da capacidade de aprender do aluno.

A instrução é o que se adquiri de conhecimento e o que se observa de habilidades cognitivas do processo de ensino de aprendizagem.

Pag.54

O currículo é relacionado a todo grau de conhecimento adquirido.

A metodologia é um conjunto de formulas e procedimentos para viabilizar os métodos a serem aplicados, seja tradicional especifico por currículo nas diferentes ciências.

Técnica vem acrescentar a metodologia recursos técnicos e informatizados e estudos pre programados a didática tem teorias e senso comum com a metodologia de ensino juntamente com a psicologia e sociologia da educação extraindo teoria, princípios, métodos de organização para que se avaliem as técnicas e os resultados do aprender.

Pag.55

Objeto de estudo: o processo de ensino é o principal estudo da didática ele que viabiliza todo processo como conteúdo dos livros didáticos, os métodos de organização dos professores e dos alunos que regulamente e direcione este processo.

Pag 55

Tradicionalmente consta-se que a escola seja o professor os alunos dispostos em filas ou em círculos e as matérias a serem aplicadas, mais existe uma cumplicidade maior pois cada aluno tem sua historia externa na sociedade e dentro da escola, o professor precisa ter um direcionamento didático de como intermediar o ensino dessas matérias e uma reciprocidade com o aluno

Pag.56

Devemos estudar o processo de ensino para mostrar a evolução da educação na sociedade promovendo conhecimento as novas gerações ensinando objetivamente o processo de ensino deve primar tanto para o aluno conhecimentos e habilidades para desenvolver suas capacidades de aprender o trabalho do professor e mediar estas capacidades com as matérias de ensino e buscando alcançar o intelecto de seus alunos.

Pag. 57

Todos devem interagir conjuntamente, escola, professor, aluno, pais, mas numa sociedade há grupos e recursos desiguais que podem alterar ou influenciar as atividades professor e aluno.

Os objetivos buscados no ensino aprendizagem não se isolam de uma situação econômica social e cultural, as teorias devem ser aplicadas num contexto mais real possível. O professor traz com ele sua historia de vida e seu papel na sociedade e no meio em que vive, antes de ser professor foi filho e depois foi pai também, muitas especializações, tem cargos religiosos, a mesma situação apresenta o aluno que é o resultado da sua historia de vida e o tamanho de seus anseios e sonhos.

Pag.58

A eficácia do trabalho depende de todos os conhecimentos adquiridos pelo professor e pelo comprometimento com a docência e satisfação financeira e moral que sua profissão lhes proporciona.

A didática está fundamentada no ensino e aprendizagem dando as orientações necessárias para assimilação das matérias norteando o professor na sua forma de ensinar porque sabemos que não depende só deles os resultados cognitivos do aluno e todo um contexto social, didático e financeiro que interferem em cada ação, mas que o professor baseado nos processos didáticos e nas condições que ele tem são norteados suas diretrizes de ensino de acordo com aquilo que a escola oferece com o que ele pode desenvolver visando obter resultados respeitando a individualidade e órgãos públicos e privados que interfiram na formação de professores e na assimilação dos conteúdos das matérias

Pag 59

O conjunto de todos esses procedimentos, conteúdos, ensino aprendizagem, instrução, métodos, formas, avaliação e organização são conceitos de estudo da didática para alcaçar seus objetivos que a educação de uma sociedade.

Desenvolvimento histórico da didática e tendências pedagógicas

E  com o surgimento do ensino a didática esta ligado no passar do tempo da sociedade, da produção, e das ciências, como o planejamento nas atividades com dedicação a instrução .

Não é de hoje que existe índices de aprendizagem, na comunidade primitiva os jovens passam por todo um processo de aprendizagem, para se ajuntar nas atividades adultas e com certeza é uma ação pedagógica, embora não tenha uma estrutura de ensino.

Os gregos e os romanos na antiguidade clássica e período romano houve ações pedagógicas:

Ex.: escolas, igrejas, mosteiros e universidades

Mas há um porém no meio do século XVII, a didática não existia, que tem como o pensar lúdico como o cientifico nas formas de ensino. A didática se mostra através de adultos a interagir na aprendizagem das crianças e dod jovens e com o planejamento de ensino, pois as intervenções não eram espontâneas como existia antes. E com isso se apropria uma ação pedagógica de ensino, e as escolas se tornam um processo de ensino a nível sistematizado, e com isso as crianças se igualam as idades aos estudos.

No século XVII, a teoria didática e suas leis é formada por pastores protestantes, escreve sua obra didática Magna, João Amós Comênio, foi o primeiro a criar a divisão dos conhecimentos e criaram princípios e regras de ensino. Ele construiu a pratica educativa nas escolas, nessa época houve muitos avanços no campo da filosofia, das ciências e nas técnicas de produção, a produção capitalista incentivava a vida social, politica e cultural.

A didática de Comênio

  1. O objetivo da educação é saber que existirá vida eterna com Deus, pois a força vem de Deus para a vida humana e todos os seres humanos tem o direito a fonte da sabedoria, a vida moral e a religião, porque cada um constrói a sua própria natureza, o projeto de Deus. A educação é para todos sem distinção de cor, raça ou meio social, nascem com todo ser humano.
  2. Por nascer com o ser humano, ele pode descobrir a educação com o seu desenvolvimento natural, com um porém, dependendo da sua idade, sua habilidade e seu objetivo para o conhecimento, pois o dever da didática é conhecer esses meios e métodos de ensino, tudo naturalmente.
  3. O aprendizado do conhecimento não é imediato pois o aluno não aborda de forma mecânica na sua mente, os ensinos do professor como um hímen, pois o aluno absorve tudo através da sua observação como aluno e usando o desenvolvimento os seus órgãos de todos os sentidos.
  4. Os métodos de ensino da instituição persistem da observação do aluno e registram na mente do aluno, ele absorve tudo que está ao seu redor, depois as palavras, pois o planejamento deve obedecer o ensino da natureza infantil e assim o ensino é dada uma por uma, e tudo de acordo com o seu raciocínio de aprendizagem, o conhecimento conhece o desconhecido.

Pag. 62

Com grandes ideias que foram surgindo na teoria de ensino, Comênio não ficou fora de algumas crenças usuais naquela época sobre seu ensino. E tudo na observação e da experiência permanecia o ensino de qualidade e com isso o desenvolvimento de aprendizagem era de acordo com a idade da criança, então o ensino não era modificado e ensinado ao mesmo tempo, para eles o conhecimento e experiência eram mantidos com coisas não apropriadas. Já que experiência social de conhecimento é suficiente não precisamos redescobri-la. Comênio influenciou, não somente pelos métodos com eficiência, mas também porque ele desejou que todo ser humano pode desfrutar de todo conhecimento, pois na historia a ideia é muito excelente para a época, levam tempo para serem reconhecidas. No tempo de Comênio e ainda mais pra frente permanecia praticas escolares da Idade Média, como por exemplo ensino intelectualista, dogmático e o aluno não podia expor suas ideias, pois o ensino tinha que ser mantido fora da vida, porque era enorme a religião na vida social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com