TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Trabalho Escolar: Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2012  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  1.533 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar a importância do plano de aula na organização do trabalho pedagógico do professor sendo ele um aliado, uma vez que é por intermédio do planejamento que o professor vai delinear suas ações para alcançar seus objetivos ao longo de um período, organizando a ação educativa permitindo o questionamento do tipo de cidadão que se pretende formar. É um trabalho presente que prepara para o futuro visando à transformação da sociedade.

Palavras-chave: Planejamento; Ação Educativa; Organização.

Introdução

Este trabalho aborda o ponto de vista e o objetivo da Didática, e discute as diversas praticam pedagógicas, enfatizando a elaboração e finalidades do plano de aula. Os objetivos deste trabalho é construir uma visão para pratica e a identidade profissional docente, considerando a pratica docente e seus aspectos, com uma breve reflexão sobre as origens didáticas e sua função mediadora na construção da identidade profissional, destacando a sua importância na formação de professores e a relação entre teoria e pratica no fazer pedagógico.

Didática é um dos ramos da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e modos de realização do processo de ensino, cabe a Didática converter objetos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, alem de selecionar conteúdos e métodos de acordo com esses objetivos, a fim de estabelecer vínculos entre ensino e aprendizagem.

Neste trabalho acadêmico, vamos relatar o aprendizado do aluno, inserindo os contextos que envolvem a Didática, os procedimentos para o desenvolvimento de um bom planejamento, os objetivos que queremos alcançar e a metodologia aplicada.

Durante as aulas de Didáticas foram apresentadas vídeos aulas a partir dos textos do PLT, baseadas na formulação dos objetivos educacionais, seleção e organização dos conteúdos, os procedimentos, a utilização dos recursos audiovisuais, ou seja, recursos que poderá enriquecer muito as nossas aulas, e como utilizá-los de forma correta.

Para a realização de nosso trabalho nos reunimos em sala de aula para definir a série, o ano, o local de onde será o ponto de partida de nosso trabalho. Após discutirmos, o nosso grupo escolheu o 1° ano do ensino fundamental, da Escola ALFA, da rede de Ensino Particular, na cidade de Embu das Artes. A sala que escolhemos é o 1º Ano do Fundamental, turma única do turno matutino, a sala possui 18 alunos cuja faixa etária é de 06 anos, a maioria já está alfabetizados tendo apenas 04 alunos silábicos( conseguem escrever algumas palavras " entendíveis" ).A principal característica dessa turma é serem todos oriundos de escola particular. É uma sala de aula bem organizada, os alunos sentam em filas, e se interagem bem nas aulas, as carteiras e a sala são muito bem higienizadas, e espaçosas, as paredes são bem decoradas, com temas escolhidos para serem trabalhados durante o ano todo, dependendo da atividade os alunos podem se sentar de dois ou em grupos. A interação dos alunos com o professor é de respeito mútuo.

A escola tenta fazer com que os pais dos alunos sejam participativos através de reuniões bimestrais e eventos como: feiras de Ciência, apresentação das atividades extras (balé, karatê) de acordo com a programação de datas festivas do calendário escolar.

Mediante todas as informações obtidas sobre a turma nos reunimos novamente para definir o tema de nossa aula, com base em pesquisas no material de apoio sugerido pelo roteiro da ATPS, em sites e revistas virtuais especializados em didática, o tema escolhido foi o vocabulário (grafia e oralidade), pois poderemos trabalhar a disciplinas como: Português, com leitura e escrita, em Artes, com colagens, Matemática, contando os números de silabas. Com tempo de duração estimado em 03 horas.

Para nos ajudar a entender e desenvolver melhor nosso trabalho elaboramos alguns resumos do nosso PLT, como base para que todos esses conteúdos sejam trabalhados de forma correta.

A formulação de objetivos educacionais

O professor ao assumir uma sala de aula, deve ter consciência dos seus objetivos educacionais e saber especificá-los de forma clara e precisa, para que ele possa realmente orientar e direcionar as atividades de ensino-aprendizagem, e obter o êxito desejado e previsto para a ação educativa, resultante de atividades pedagógicas.

Objetivos gerais são aqueles previstos para uma escola, certa área de estudos, entre outros, que será alcançada em longo prazo.

Objetivos específicos: é aquela definida especificamente para uma disciplina, uma aula.

Na função dos objetivos específicos, deve haver coerência entre as fases do planejamento e execução do trabalho didático, deve haver também harmonia e adequação entre a definição de objetivos, a seleção de conteúdos e a determinação das formas de avaliação. É aconselhável que cada objetivo específico, seja elaborado de modo a incluir apenas um resultado ao mesmo tempo. Na função dos objetivos gerais, o primeiro passo, a ser dado é adaptá-lo ao grau e a serie para o qual o professor leciona.

O objetivo educacional tem um caráter orientador onde o educador precisa saber o que quer atingir com o seu trabalho e onde deseja chegar. Com isso o professor deve valorizar mais os objetivos que focalizam a compreensão, aplicação, análise entre outros. Devemos considerar também, que além de educar, temos que formar cidadãos conscientes, críticos e participativos capazes de compreender a realidade em que vivem.

Além dos objetivos a serem alcançados, para se ter um bom plano de aula, também é necessário a seleção de conteúdos. O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.

Seleção e organização dos conteúdos curriculares

A escola tem como função básica a transmissão sistematizada do conhecimento universal. Alem disso, é preciso imprimir no cotidiano das crianças e jovens a vivencia de valores essenciais para a sobrevivência da comunidade, como a cooperação, a justiça, o respeito ao próximo e a valorização do trabalho. Os conteúdos são importantes à medida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com