TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Dos Capitulos 5,6, E 7

Exames: Fichamento Dos Capitulos 5,6, E 7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  2.498 Palavras (10 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 10

Fichamento do PLT ``FOTOGRAFIA DIGITAL´´

Dos capítulos 3, 4, 5, 7, 8 e 9

Curso Publicidade e Propaganda, 2 semestre

Professora Claudia Jorge

3 capitulo: Conseguindo uma imagem digital

Veremos algumas das alternativas para a captura ou obtenção de uma imagem digital. As formas mais comuns são: -bancos de dados de fotografia, serviços de digitalização e scanners.

Os bancos de dados da fotografia, ou image banks, são empresas especializadas em coletar fotos produzidas por fotógrafos profissionais e que podem ser compradas para uso comercial ou até mesmo pessoal.

Os serviços de digitalização eram, até pouco tempo, uma tarefa executada por empresas especializadas, e normalmente o serviço de digitalização era solicitado por outras empresas. Contudo, atualmente, muitos laboratórios fotográficos podem digitalizar fotos a partir de copias em papel ou a partir do próprio negativo.

Enquanto a câmera digital cuida da captura do seu presente e futuro, o scanner será o responsável pelo resgate do seu passado fotográfico. Uma vez digitalizada, a foto pode renascer sob diversos aspectos. O primeiro diz respeito à sua visualização, ou seja, uma foto esquecida volta a ser manipulada e trazer recordações. O segundo aspecto se refere à restauração de uma foto que está praticamente desaparecendo do papel.

Ao selecionar um scanner, tome sempre como referência a resolução ótica.

Salvando a imagem: o tipo de arquivo especificado para salvar o arquivo determinara o tamanho físico em megabytes da imagem. Os formatos mais comuns suportados pelos programas gráficos são o TIFF, de altíssima resolução, JPG, que é o mais popular, e GIF ou BMP.

Enquanto o arquivo TIF não faz nenhum tipo de compressão da imagem, o JPG usa algoritmos para reduzir o tamanho em megabytes do arquivo. Contudo, um aspecto muito importante diz respeito, à perda de qualidade que ocorre quando o arquivo é regravado.

O formato de arquivo JPG apresenta muito mais vantagens do que desvantagens. Uma mesma imagem gravada em TIFF e JPG pode ter um tamanho dez vezes menor.

A resolução de um scanner é normalmente fornecida em DPI, DOTS per INCH, ou pontos por polegada. Nesse aspecto, um ponto ou pixel se referem à mesma coisa; ou seja, uma parte da imagem identificada por um pixel.

Isso significa que se uma imagem for capturada com uma resolução de 600 DPI, ela conterá 600 pixels por polegada.

A resolução de uma impressora também é expressa em DPI. Contudo, os DOTS(pontos) a que se refere o DPI da impressora não são os pixels impressos, mas sim as gotas de tinta depositadas por uma impressora a jato de tinta(inkjet) ou as partículas de toner(laser) em cada polegada de papel para representar um ponto colorido.

Ao escanear uma imagem, tenha em mente qual será sua finalidade.

4 capitulo: Escolhendo uma câmera

Antes de escolher uma câmera digital, você precisa tomar algumas decisões e fazer algumas análises a respeito das suas expectativas como fotografo.

Isso é importante, pois com essas definições você poderá comprar uma câmera digital que equivale, em termos de recursos fotográficos, à sua câmera convencional, ou optar por comprar uma câmera com mais recursos fotográficos e com isso evoluir sua técnica fotográfica.

A três tipos de categorias de câmeras, a categoria consumer(consumidor) que é caracterizada por câmeras simples, do tipo mirar e clicar, ou seja, possuem ajustes automáticos, deixando para o fotografo apenas a tarefa de enquadrar a cena e fazer o clique. A categoria profissional, que é composta por câmeras que possuem muitos recursos avançados, permitem a troca de lentes, permitem ajustes da velocidade de disparo, diafragma etc. E entre esses dois termos temos a intermediaria, chamada de prosumer, que mistura características das duas categorias e oferece uma relação custo-benefício muito interessante, permitindo um controle maior do processo de captura da imagem.

No dia-a-dia da fotografia, algumas diferenças vão distinguir a câmera digital da tradicional. A primeira diferença é o fato de que em vez de carregar um filme, você estará inserindo e removendo cartões de memória da câmera.

Para tirar uma foto, em muitos modelos de câmeras digitais, você olha para um visor de cristal líquido em vez do visor ótico. A maioria das câmeras digitais possui os dois visores, dando ao fotografo a opção de usar um ou outro.

Imediatamente após tirar a foto, a maioria das digitais mostra por alguns segundos a foto no visor de cristal líquido. Você saberá imediatamente se ficou boa ou não. Em caso de negativo, poderá repeti-la ou usar alguns botões e apagar a foto de que não gostou.

As câmeras digitais, com exceção dos modelos mais simples, oferecem entre suas características objetivas com zoom que permitem a aproximação do assusto que será fotografado.

Nas câmeras tradicionais a potência de uma objetiva é expressa pela distância focal, expressa em milímetros. Entre as câmeras tradicionais, existe um conceito de que uma lente de 50mm é a medida padrão. Valores maiores indicam lentes da categoria de teleobjetivas, enquanto valores menores indicam lentes na categoria Grande Angular.

As câmeras compactas tradicionais que possuem zoom têm, em sua maioria, objetivas que vão de 35 a 150mm.

Considerando que a lente de 50mm é o padrão, uma lente de 150mm é três vezes mais potente. No mundo das câmeras digitais, o conceito de indicar a potência da lente ganhou a prática de indicar o número de vezes em que o zoom pode ampliar uma imagem. Nesse caso, a lente de 150mm tradicional indica um zoom de 3x na câmera digital.

O zoom ótico é obtido graças aos recursos físicos da objetiva, ou seja, da qualidade do cristal das lentes utilizadas na objetiva. O zoom ótico é considerado o zoom real.

O zoom digital é obtido por meio de recursos do software que vem embutido na máquina fotográfica. O software capta a imagem do sensor e a amplia digitalmente, aumentando o tamanho dos pixels.

Filtros, nas câmeras tradicionais do tipo profissional, o fotógrafo tinha recursos para corrigir distorções de cores utilizando filtros de correção, que precisavam ser comprados à parte e eram encaixados na objetiva da câmera. As câmeras digitais podem oferecer tais funcionalidades utilizando modos especiais da captura da imagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com