TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento geografia

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 3

O livro didático de geografia P. 339- 348

PONTUSCHKA, Nídia (et al). Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007

Maria Auxiliadora Tomaz Alves[1]

         ‘’ Este recurso apresenta múltiplos aspectos, sendo uma produção cultural e, ao mesmo tempo, uma mercadoria devendo portanto, atender a determinado mercado’’. (p.339)

                 Portanto o livro didático como mercadoria, mas não deve perder seu valor na construção do conhecimento.

        ‘’ O professor, ao escolher um livro didático, não pode fazê-lo de forma aleatória, pois alguma reflexão necessita ser realizada se o mestre tiver a consciência de que o alvo é, no presente caso, o aprendizado geográfico’’. (p.340)

        Concordo pois ou escolher o seu livro didático cada professor tem que se preocupar com o conteúdo a linguagens textual a forma com que os autores transmite o conteúdo e importante que sejam especialistas na área.

        “Na Geografia, as representações gráficas e cartográficas são extremamente importantes na ampliação de conhecimentos espaciais tanto do cotidiano dos estudantes como de lugares distantes, sobretudo na atualidade com o processo de globalização em curso. Assim, gráficos e cartogramas devem interagir com os textos, complementando-os ou até mesmo servindo para a organização pedagógica de suas aulas. Não se pode estudar Geografia sem essas linguagens.” ( p. 340)

        Vejo como uma possibilidade dos professores se esforçarem um pouco e enriquecer suas aulas além dos livros didáticos utilizar livros não didáticos, filmes e sair a campo não se limitando somente a uma produção didática.

         ‘’ O texto inteiro ou um resumo do texto é escrito na lousa e os alunos passam o tempo da aula copiando a ‘’ lição’’, com explicações rápidas ou, às vezes, sem explicações. Felizmente os dois pólos mencionados, há ampla variedade de usos do livro didático’’. (p. 341)

        São realidades ainda vividas por muitas escolas, pois na maioria das vezes não tem livros didáticos para todos os alunos levando o professor a ter que escrever todo texto prejudicando assim o andamento da aula.

        “O Brasil é um país de grande extensão territorial, constituído por realidades e culturas muito diferentes, que os conteúdos do livro didático não têm condições de abarcar.”(343)

        

        Nesse sentido, temos em nosso pais várias realidades culturais uma vez que os livros didáticos trabalhados nas escolas não conseguem alcançar as necessidades vividas pelos os alunos no contexto que eles estão inseridos.  

        “Apesar dessas críticas, dos limites que o livro didático impõe ao processo de ensino e aprendizagem e do crescente interesse econômico no mercado editorial, acreditamos ser preferível o aluno ter em mãos um livro de geografia a não ter nenhum, principalmente por sabermos que, no que tange a milhares de famílias brasileiras, o livro não faz parte dos elementos culturais presentes em seus lares.” (pp.343-344)

        Concordo em termos pois no Brasil existe muita pobreza e de fato muito alunos não tem esse acesso que no livros didáticos iram ter, mas acho que deveria ter mais qualidade pois é através do livro didático que o ensino age na construção do saber, e formem pessoas que saibam refletir de forma autentica sobre as relações entre a sociedade e o meio em que vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com