TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de geografia

Por:   •  7/9/2015  •  Resenha  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

G31-Configuração do espaço mundial

-Geografia política e Geopolítica:

Os conceitos de geografia política e geopolítica não são sinônimos.A geografia política é um dos ramos que estuda a distribuição espacial dos estados,abordando entre outros assuntos.

C- Há uma diferença,mais na forma de abordar o tema, a geografia política deveria ser compreendida como o estudo das relações entre território e estado.já a geopolítica seria a formulaçao de estratégias políticas para se obter poder sobre algum território.

- Instâncias de atuação global: Em razão do grande poder que os meios de comunicação exercem,é comum em alguns países em geral naqueles sobr regimes ditatorias,a manipulação desses meios a fim de que sejam divulgadas informações favoráveis ao governo,censurando o que não lhe convém.

C- algumas vezes os meios de comunicação divulgam informações que são contra o que estão no poder,manipulando as pessoas.que na verdade deveria mostrar estratégias,maneiras de favorecer o governo,mais isso em alguns países não é comum,assim a imprensa acaba influenciando coisas erradas.

-Orgãos supranacionais :

[...] governos e organizações supracionais,como a Onu e a organização dos Estados Americanos(OEA) mobilizaram-se para endurecer medidas de seguranças ja existentes aprovar novas leis contra o terrorismo[...]

C-  o terrorismo é uma das maiores ameaças enfrentada pela comunidade global.a OEA e os seus membros tem como objetivo colaborar com maneiras eficientes para combater a ameaça do terrorismo com isso ela busca reforçar o controle das fronteiras e cooperar com o policiamento e com os serviços de inteligência .

-Estados Unidos: nação hegemônica no mundo comtemporâneo: 8° parágrafo, linha 49 e 50 pág 10

Com o objetivo de amparar economicamente os países de sua zona de influência no pós-guerra os Estados Unidos criaram o plano Marshal[...]

C- com a vitória na segunda guerra mundial  os Estados Unidos ganhou a escala global através do plano Marshall,mais so fez dos Estados Unidos uma grande potência a partir do fim da União Soviética e fez com que alterasse a sua posição no mundo e sua política econômica externa.

-Os Estados Unidos no continente americano: 1º parágrafo,linha 4,pág 11

[...] os Estados Unidos dividem uma extensa fronteira com o Canadá,que também teve colonização inglesa além da francesa.As relações políticas entre os dois países é antiga e de muita cooperação[...]

C- as relações entre os dois países e uma henrança compartilhada em conflitos e o desenvolvimento internacional um é o principal parceiro econômico do outro,teve também, uma grande aproximação devido ao acordo de livre comécio assinado em 1988.

-Século XXI : o mundo em blocos: 1º parágrafo,linha 5 á 7,pág 14

[...]Os Brics( Brasil,Rússia,Índia,China,e África do Sul,por exemplo têm exercido papel de destaque na geopolítica mundial.[...]

C- a globalização atualmente ta beneficiando os países emergentes,especialmente o Bric,porque tem grandes econômias pra exportar,grande mercado interno,apesar dos Estados Unidos ser a grande potência mundial,mais atualmente a geopolítica está sendo praticadas por blocos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com