TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Genese da Geografia Moderna Fichamento

Por:   •  7/5/2018  •  Abstract  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 9

POR QUE MORAES AFIRMA QUE A “ECLOSÃO” DA GEOGRAFIA MODERNA DEVE SER BUSCADA NA PARTICULARIDADE HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NA ALEMANHA?

A genese da Geografia Moderna - Antonio Carlos Robert Moraes (São Paulo,1989)

Página 15-75

Cap. 1 - A Particularidade Histórica da Alemanha e a Gênese da Geografia Moderna

"Na literatura do pensamento geográfico é quase um unânime o estabelecimento do marco inicial da geografia moderna na publicação das obras de Alexandre von Humboldt e de Karl Ritter." (MORAES, 1989, p. 15)

"Humdbold e Ritter são, sem dúvidas, os pensadores que dão impulso inicial à sistematização geográfica..".  (MORAES, 1989, p. 15)

"A gênese da Geografia moderna, necessitou, assim, de uma série de condições históricas para poder objetivar-se."  (MORAES, 1989, p. 16)

"Os pressupostos históricos do processo de sistematização da Geografia foram se objetivando no movimento de constituição do modo de produção capitalista. Assim, tal disciplina deve ser vista como produto relativamente recente do desenvolvimento histórico da humanidade. As condições para sua gestação foram geradas no longo processo de transição do Feudalismo para o Capitalismo, processo esse que implicou o estabelecimento de uma história universal."  (MORAES, 1989, p. 16-17)

"O pressuposto mais fundamental da Geografia moderna era o conhecimento efetivo de todo o planeta, isto é, que o 'mundo conhecido' atingisse a total extensão da Terra."  (MORAES, 1989, p. 17)

"A consiência da magnitude real da superfície terrestre (em termos de sua forma, dimensão, subdivisão e limites) representava o patamar mínimo para o afloramento da reflexão sistematizada sobre esse espaço concreto"  (MORAES, 1989, p. 17)

"A objetivação dessas condições começa a emergir com o início da expansão européia no quinhentismo."  (MORAES, 1989, p. 17)

"Os grandes descobrimentos inauguram a possibilidade desse processo de constituição do espaço mundial, que a expansão mercantil vai substantivar,fazendo com que o ecúmeno passe, no decorrer de alguns séculos, a abarcar toda a superfície terrestre. Até então, a possibilidade de consciência espacial do mundo limitava-se aos espaços restritos das sociedades que empreendiam tal reflexão; A Geografia dos gregos ou árabes não poderia ir além do espaço de relações em que transitavam esses povos"  (MORAES, 1989, p. 17)

"O estabelecimento de uma economia planetária e de um espaço de relações global, com a expansão  das relações capitalistas de produção, é que vai alterar esse quadro fragmentário".  (MORAES, 1989, p. 17)

"A possiblidade dessa consciência mundializada foi, sem dúvida, o patamar fundamental da sistematização geográfica. A expansão marítima, os descobrimentos, a posterior apropriação de novas áreas do globo, inscrevem-se como parte ativa do processo de transição do Feudalismo para o Capitalismo, e manifestam um momento de alargamento do horizonte espacial ( e comercial sobretudo) europeu".  (MORAES, 1989, p. 17)

"Com o progresso da exploração colonial, o levantamento de informações das particularidades encontradas vai sendo executado de forma cada vez mais criteriosa e detalhada..". (MORAES, 1989, p. 18)

"À possibilidade de uma visão planetária na representação do mundo vem somar-se a formação de um cabedal de informações sobre lugares singulares localizados nos mais variados pontos da superfície da Terra". (MORAES, 1989, p. 18)

"A formação desse cabedal é vista aqui como uma segunda condição para o aparecimento da Geografia moderna". (MORAES, 1989, p. 18)

"O levantamento de informações avançava pari passu com o domínio e a sedimentação das atividades produtivas nas colônias. Tanto o levantamento como a sua posterior catalogação vão sendo efetuados de modo cada vez mais ordenado." (MORAES, 1989, p. 18)

"O acúmulo das descrições fornece base empírica para a comparação entre as áreas, núcleo germinador das indagações associadas na sistematização geográfica. Na verdade, a Geografia do século XVIII foi fundamentalmente a elaboração (padronização, catalogação, classificação) desse material acumulado e representou a base imediata da emersão da sistematização da geográfica." (MORAES, 1989, p. 19)

"O avanço da linguagem da Cartografia ocorre calcado nas exigências práticas da intensificação das relações comerciais; era fundamental para a navegação estabelecer, da forma mais aproximada possível, a representação das rotas e a localização das terras e dos portos." (MORAES, 1989, p. 19)

"Finalmente, as necessidades de conhecer a extensão real das colônias, assim, como de lhe demarcar os limites, incidem sobre o desenvolvimento da Cartografia." (MORAES, 1989, p. 19)

"Vê-se que os pressupostos gerais mais diretamente vinculados à possibilidade de surgimento da concepção moderna de Geografia se realizam no próprio processo de efetivação do domínio das relações capitalistas." (MORAES, 1989, p. 20)

"A afirmação do modo de produção capitalista demandava a superação política das instituições feudais; isso implicou uma luta ideológica com o sistema de idéias que dava legitimidade a tais instituições." (MORAES, 1989, p. 20-21)

"A ordem feudal legitimava-se numa interpretação teológica do mundo, em que a essência dos fenômenos era vista como incogniscível, pois repousava na teleologia divina. Contrapondo-se a essa ordem, o pensamento burguês vai valorizar as possibilidades da razção humana. Tal postura já aparece no cerne das formulações mais progressistas dos filósofos da Renascença." (MORAES, 1989, p. 21)

"De explicações de fundo teológico, baseadas na crença da origem divina, da ação dos eventos, passa-se para uma visão que defende a observação sistemática em busca de constâncias, ritmos e relações entre os fenômenos." (MORAES, 1989, p. 21)

"O desenvolvimento das ciências naturais sistemáticas, tematizando os variados fenômenos da paisagem, a existência de ciências sintéticas, visando fornecer explicações de conjunto, e a legitimação da filosófica das questões geográficas (seja pela inserção de tais questões em sistemas amplos, seja pela explicitação de seu conteúdo político) propiciavam o surgimento da Geografia moderna." (MORAES, 1989, p. 23-24)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com