TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Geografia Qunatitativa

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento Geografia Qunatitativa

Jennifer Martinez Honorato

Camarg, J. C. G. / Reis Junior, D. F. da C v.29, n. 3, set./dez. 2004

A Geografia neopositivista  expressa a aplicação tecnicas estatisticas e matemáticas nas analises geograficas nas quais se desenvolveu grandes evoluçoes no quesito de ciência."A filosofia neopositivista recomenda um cuidado esmerado com a linguagem cientifica; assim, os geografos neopositivistas passaram a empregar a matematica, uma vez que a mesma é considerada, por excêlencia, a linguagem da ciência. p.357" "A recupaçao era entao  desenvolvida de teorias na Geografia, pois as mesmas explicam a realidade, sugerindo um mecanismo oculto por trás dos fenômenos, enxergando ordem que apenas aparentemente se  manifesta de forma desorganizada. p.357" O emprego da quantificaçao foi realizada em  1950 pelo sueco Tornsten Hägerstrand.

"Na área de Geografia Física, a Geomorfoogia rapidamente aderiu ás tecnicas quantitativas. os processos geomorfologicos passaram a ser descritos e analisados através de "índices geomorfológicos."p.359" Ja na Geografia humana nos metodos cientificos as técinicas quantitativas sengundo geografos  se tornava um pouco complicado na ordem epistemológica ja que ocorre um dificuldade para se quantificar fenômenos humanos."O emprego de "modelos" também foi de fundamental importancia para essa Nova Geografia. p.360" "Dotada do arsena teórico-quantificaos a Nova Geografia tornou-se uma ciência mais ragmáica e mais "valorizada"perante s orgaos púbicos, ficando facil entender porque o IBGE rapidamente a endssou e foio seu grande centro difusor. p360"

"Uma das críticas feitas  Gegrafia Neopositivista tonou-se chavao: a de que os geógrafos engajads assaram a utiizar a quantificaça nao cmo meio, mas como um fi em si mesmo. p.361" Isso deu corrente críticas a estes Geógrafos no qua foram chamados de "tecnicistas" "alienados praticantes de uma ciência neutra. "Atualmente essas críticas ja foram superadas e a quantificaçao é entendida não mais como um fim em si mesmo, mas comomero instrumento técnico. p362" "A importancia da Geografia científia se abrange quando o ppanejamento estatal voltado para regioes passar de precisar de uma compreensao mais objetiva e raciona do sistema espacial brasileiro. Com Juscelino Kubitscjeck  o planejamento expande como nunca visto antes no Brasil. "Nos governos militares também foi eaborado uma série de planos e de progrmas de desenvolvimento.p364"

Varias Universidades e estudiosos escreveram e desenvolveram um ae importante na evoluçao da Geografia Quantativa no Brasil como o geógrafo Speridião Faissol, O professor Antonio Christofoletti foi o Principal expoente na instituiçao de Rio Claro(unesp). Podemos citar varios outros nos quais se abragem nas paginas 373 desse livro. "Não se põe em duvida o fato de que foram mesmo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Rio de Janeiro e o Departamento de Geografia de Rio Claro(SP) as mais notáveis instituições que, de forma pioneir, se prestaram a divulgação da nova Geografia e seus métodos. p 376"

Bol. Geog Teorética, Rio Claro, 7 p.63-84 1977

Burton Ian, The University of Toronto,Canadá

 "Durante a década passada a geografia sofreu uma transformação radical em espírito e obejtivos, melhor descrita como "revolução quantitativa. As consequências da revolução ainda não terminaram e provavelmente implicarão na "matematização" da maior parte da nossa disciplin, resultando em uma ênfase na construção e teste de modelos teóricos. p.63" "O movimento que levou a revolução á geografia começou pelos físicos e matemáticos e expandiu-se até trasformar primeiro as ciências físicas depois as biológicas. p.64" permitiu a dicotoma quantitativa-qualitativa abranger e talvez esconder o número de questoes afins incluindo: medidas por instrumentos vs dados sensoriais diretos, análise racional vs percepção intuitiva entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com