TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do livro Geografia ESPAÇO E LUGAR cap 3 Espaço, Lugar e a Criança

Por:   •  28/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

TUAN, Yi-Fu. ESPAÇO E LUGAR. São Paulo: Difel, 1983| Cap. 3: Espaço, Lugar e a Criança.

(p.22 – 38)

“Com o tempo, do confuso e pequeno mundo infantil, surge a visão do mundo do adulto, subliminarmente também confusa, mas sustentada pelas estruturas da experiência e do conhecimento conceitual.” (TUAN, 1983, p.22)

“Como uma criança pequena percebe e entende o seu meio ambiente? Existem respostas bastante satisfatórias. O equipamento biológico da criança, por exemplo, fornece indício dos limites de seus poderes.” (TUAN, 1983, p. 22)

“Esta capacidade da maioria das pessoas de recapturar o clima do seu mundo infantil sugere até onde os esquemas do adulto, aparelhados principalmente para as exigências práticas da vida, diferem daqueles da criança.” (TUAN, 1983, p.23 )

“Quando o ser humano nasce, seu córtex cerebral tem apenas 10 a 20% do complemento normal de células nervosas de um cérebro maduro; além disso, muitas das células nervosas existentes não estão conectadas umas às outras.” (TUAN, 1983, p.23)

“No nível de atividade, uma criança conhece o espaço porque pode mover seus membros: chutar o cobertor que a incomoda é uma amostra de liberdade que, no adulto, está associada com a ideia de ter espaço.” (TUAN, 1983, p.24)

“O mundo visual da criança é especialmente difícil de descrever porque somos tentadosa atribuir-lhe as categorias bem bem conhecidas do mundo visual do adulto.” (TUAN, 1983, p.24)

“O mundo visto através dos olhos dos adultos ou das crianças mais velhas é vasto e nítido; nele os objetos estão claramente ordenados no espaço.” (TUAN, 1983, p.25)

“Piaget afirma que um bebê pode não reconhecer a mamadeira quando é dada ao contrário; com cerca de oito meses aprende a virá-la.” (TUAN, 1983, p.25)

“Uma criança que não anda, não pode ter sentido de distância quanto ao gasto de energia para vencer uma barreira espacial.” (TUAN, 1983, p.25)

“Uma criança de poucas semanas já aprendeu a prestar atenção à presença de gente. Ela começa a adquirir o sentido de distância e direção através da necessidade de julgar onde possa estar o adulto.” (TUAN, 1983, p.26)

“A criança necessariamente não se distancia da mãe porque foi atraída por um objeto, nem volta correndo por causa de um objeto. Os movimentos têm um caráter brincalhão de experimentação.” (TUAN, 1983, p.27)

“Os trabalhos de Piaget e seus colaboradores têm repetidamente mostrado que a inteligência sensório-motora precede, ás vezes por vários anos, a apreensão conceitual.” (TUAN, 1983, p. 29)

“O quadro de referência espacial de uma criança é limitado.” (TUAN, 1983, p.30)

“As crianças pequenas dificilmente têm a oportunidade de supor uma paisagem vista de cima . Elas são seres pequenos em um mundo de gigantes e de coisas gigantescas que não foram feitas em sua escala.” (TUAN, 1983, p.30)

“No período de 1950 a 1970, melhorou a capacidade das crianças de idade de jardim de infância para entender fotografias aéreas. Ver na televisão cenas aéreas e brincar com simples brinquedos de armar podem ter ajudado esta tendência progressiva.” (TUAN, 1983, p.31)

“A medida que a criança cresce,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com