TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento sobre A cultura e o poder nas Organizações

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Colegiado de Administração - 1º Período

Sociologia – Prof. Guilherme Mota

Discente:  Joicy Lacerda

Pág.

DIAS, Reinaldo. A cultura e as Organizações. O poder nas Organizações. In Sociologia e Administração. 4 ed. Campinas: Editora Alínea, 2009. (p.175-196)

 

175;176

“Segundo Maximiano(1992) "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.” Posso definir como organização a ação de um conjunto de pessoas com o mesmo objetivo comum. Elas estão presente em nosso cotidiano e estamos sempre relacionados a elas, de forma direta ou indireta. Ao sacar dinheiro por exemplo, estou me relacionando com o banco que por sua por vez repassa o dinheiro enviado pela empresa que trabalho criando também uma relação com a mesma. E assim são as organizações, inseridos na sociedade e fornecendo meios de subsistência para muitos através desta interdependência com as pessoas, os funcionários, e outras organizações.”

176-180

“Cultura organizacional são os valores compartilhados que orientam o comportamento de todos na organização, direcionando-os para a realização de seus objetivos. Suas normas são definidas junto com a criação da organização e servem para transmitir sentimento de transmissão de identidade aos membros da organização, para que se adaptem compartilhando dos mesmos valores e objetivos; deve fornecer normas aceitas por todos para que haja integração interna e contribuindo para o fortalecimento e estabilidade do sistema social.”  

181;182

“O Clima organizacional é a expressão pessoal da visão que os trabalhadores e dirigentes adquirem da organização a qual pertencem.” (pág. 181)

“É a reação do fator humano ás normas e demais componentes, está diretamente ligado a satisfação, motivação, equipe de trabalho, liderança, momento econômico. Podendo refletir diretamente no desempenho da organização, em sua produção e seus lucros. Podemos ter climas de vários fatores como burocracia, equipe, intimidação e outros. Deve ser observado e analisado o clima pois vai relatar o grau de satisfação das pessoas na execução de suas funções, sendo indispensável para a qualidade interna e externa da organização.”

185;186

“O modelo de estrutura organizacional adotado por uma organização, e o desempenho de suas atividades em relação a seu clima organizacional vai determinar o alcance de seus objetivos ou não. A medida que crescem e ficam mais complexas é necessário a burocratização para obtenção de sucesso, isto é, um processo de criação de normas para cada setor e serviço da organização sob a qual todos os componentes estão sujeitos. A Burocracia é fundamental para a melhoria da eficiência da organização.”

187-189

“Poder Social é a capacidade de um indivíduo de interferir na maneia de pensar e/ou agir de outros. Porém, não é necessário apenas poder para que haja dominação de outro, para isso é necessário que o outro esteja disposto a obedecê-lo (geralmente quem domina tem algo que o dominado quer, ou uma forma de prejudica-lo caso não o obedeça). Forma de dominação lega (Burocrática), que é a usada geralmente em empresas, quando se deve obediência a uma hierarquia; a tradicional, quando o poder é exercido pela tradição, como por exemplo a obediência aos pais. Na dominação carismática o poder é exercido por alguém com carismático com características que fazem levam a submissão sem questionamentos, voluntária. Quem exerce este poder algumas vezes é escolhido por suas características. Nelson Mandela é um exemplo. Segundo o autor, para Weber, o exercício de poder está relacionado é inerente a função gerencial, por induzir pessoas a agirem de acordo com determinadas expectativas.”

190-192

“O poder é exercido através da força, autoridade ou influência. A força é o meio mais antigo de obter o desejado, utilizado desde os primórdios da civilização ocorre quando se utiliza força bruta, ameaça ou coerção física. A autoridade é compreendida como direito estabelecido para ordenar, podendo ser exercido de forma burocrática ou racional-legal; autoridade tradicional ou carismática.

Ainda se enquadra como componentes do poder a Elite (Detentora de poder de várias origens é uma minoria na sociedade) e a Influência (habilidade de uma pessoa interferir a seu favor sem uso de força ou coerção física)”

193;194

 “O Poder nas Organizações pode ser compreendido como a capacidade dos indivíduos modificarem o comportamento de outros.” (pág. 193)

“Dentro da organização em níveis diferentes de hierarquia encontraremos indivíduos com poder, na base pouco e no topo muito.

As relações de poder sempre estão presentes nas organizações, por exemplo, na disputa de um cargo, e podemos concluir que os esforços de todos os envolvidos estão relacionados a obtenção de poder e controle. A própria organização seria, segundo Weber instrumento de dominação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com