TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento O Poder do Agora

Por:   •  1/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

TOLLE, Eckhart. O Poder do Agora: um guia para iluminação espiritual. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.

Matheus Gonçalves Nascimento[1]

  1. CITAÇÕES REPRESENTATIVAS:

“Enquanto estivermos identificados com as nossas mentes [...] o sofrimento, será inevitável. [...] E qualquer prazer ou forte emoção contém em si a semente do sofrimento. ” (p.22).

O tempo não tem nada de precioso, porque é uma ilusão. Aquilo que achamos ser precioso não é o tempo, mas um ponto que está fora dele: o Agora. Isso é realmente precioso. Quanto mais nos concentramos no tempo, no passado e no futuro, mais perdemos o Agora, a coisa mais importante que existe. (p.33).

“Todo vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos[...] Todo vício chega a um ponto em que já não funciona mais para nós e, então, sentimos o sofrimento mais forte do que nunca. ” (p.91).

“Nada lá fora vai conseguir nos trazer satisfação, exceto por um tempo e de modo superficial. Mas talvez você precise passar por muitas decepções antes de perceber a verdade. ” (p.104).

“O único lugar em que podemos sentir o fluxo da vida é no Agora. Isso significa que se entregar é aceitar o momento presente sem restrições e sem nenhuma reserva. ”  (p.118).

  1. TEXTO CRÍTICO:

O Poder do Agora: um guia para a iluminação espiritual é um livro de Eckhart Tolle que pretende ser um guia para o dia-a-dia, enfatizando a importância de viver no momento presente e transcender os pensamentos do passado ou do futuro. O livro baseia-se em uma variedade de "tradições espirituais", misturando budismo com misticismo e algumas referências a Jesus Cristo, uma espécie de retrabalho da Nova Era do Zen. Ele usa essas tradições para descrever um sistema de crenças baseado no viver a vida no momento presente. Sua mensagem principal é que os problemas emocionais das pessoas estão enraizados na identificação com as mentes. O autor escreve que um indivíduo deve estar ciente de seu "momento presente" em vez de se perder em preocupação e ansiedade sobre o passado ou o futuro.

De acordo com o livro, apenas o momento presente é importante, e tanto o passado quanto o futuro de um indivíduo são criados por seus pensamentos. O autor sustenta a tese de que a insistência das pessoas em controlar sua vida é uma ilusão "que só traz dor". Ele também descreve métodos de relaxamento e meditação para ajudar os leitores a se ancorarem no presente. Estas sugestões incluem retardar a vida, evitando sobrecarga de tarefas, gastando tempo na natureza e libertando-se de preocupações acerca do futuro.

Vários capítulos enfatizam uma filosofia de destruir o domínio destrutivo da mente e do ego em um esforço para superar o corpo da dor, sendo direciona para aquelas pessoas que buscam a encontrar a sua própria felicidade. Percebe-se, portanto, certa oposição ao princípio hermético do mentalismo o qual afirma que “o universo é mental” e nos existimos na “mente do todo” e, como tais, nós somos seres mentais e criamos com a nossa mente à imagem e semelhança do todo.

O Poder do Agora, embora seja um livro muito bem inscrito e que gera uma centelha de reflexão no leitor, me parece ser mais um livro de autoajuda daqueles que tentam motivar as pessoas a ficarem felizes. É verdade que ele diz muitas coisas corretas e, para algumas pessoas, sem dúvida úteis. Sim, sua mensagem geral provavelmente é boa, como cereais processados. No entanto, insisto na opinião de que a autoajuda ao contrário de ajudar, ela derruba a autoestima. Em suma, o livro O Poder do Agora cumpre o seu papel como um livro motivacional de autoajuda, sendo uma leitura bastante interessante, porém repleto de coisas que ouvimos frequentemente e de mentiras doces.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com