TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO O PODER DO AGORA

Por:   •  5/9/2019  •  Resenha  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UniAGES

CENTRO UNIVERSITÁRIO

COLEGIADO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

FELIPE CARVALHO FRAGA

O PODER DO AGORA

Fichamento apresentado no curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Filosofia no 3º período, sob orientação do Prof. Cristiano Santiago.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

VALOR

PONTUAÇÃO

Reprodução das informações significativas.

2,0

Capacidade de elaboração de síntese.

2,0

Confronto de ideias no parecer crítico.

4,0

Respeito à norma culta e a ABNT.

2,0

Total

10,0

Paripiranga

Agosto de 2018

BIBLIOGRAFIA

TOLLE, Eckhart. O poder do agora. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.

TEXTO DISSERTATIVO

Na obra em questão “O poder do agora” nos permite perceber e concluir que o homem tem uma forma divergente de ver a vida, em grande maioria a vida é enxergada apenas como nascimento e morte e o ponto em que se encontra está longe do nascimento e consequentemente próximo do final da vida. A obra assim pode ser considerada como uma forma de fazer com que o leitor passe a ter uma perspectiva diferente sobre tudo que o cerca e forma reflexiva, enxergar como lidamos com o cotidiano, com os problemas e como a nossa mente exerce um determinado comportamento diante tudo isso, Tolle assim tem como foco principal em sua obra mostrar o quanto nos prendemos ao passado e ao futuro por pensarmos muito no que aconteceu e no que irá acontecer que esquecemos de viver o presente, sendo ele fator determinante do futuro e que pode assim dar sentido ao passado.

De forma inicial o autor destaca a importância que a mente exerce sobre o nosso corpo e como é capaz de controlar nossa vida muitas vezes de forma automática nos levando a seguir uma linha reta entre nascimento e morte sem usufruir assim de tudo que nos é proporcionado. “Ser é a eterna e sempre presente Vida Única, que existe além das inúmeras formas de vida sujeitas ao nascimento e à morte. Entretanto, o Ser não está apenas além, mas também dentro de todas as formas, como a mais profunda, invisível e indestrutível essência interior. (TOLLE, 2010. p. 11).

É possível dizer que ele está ao seu alcance no momento, em forma de um eu interior de maneira mais profunda, ou seja, para Tolle (2010, p. 12) a verdadeira natureza encontra-se dentro de cada um, não é necessário apreende-lo mentalmente nem muito menos entender, mas conhece-lo em um momento sereno da mente, quando sua mente encontra-se voltada para o agora você poderá sentir o Ser, mas será impossível compreende-lo de forma mental, é necessário permitir-se e sentir os sentidos.

De acordo com Tolle (2010, p. 38), a mente não pode conhecer uma árvore, ela conhece apenas informações sobre aquela árvore, da mesma forma que a mente pode não conhecer você, apenas fatos, opiniões e julgamentos, somente o Ser conhece de forma direta. É por isso que é importante ressaltar a importância da pratica do agora, mesmo ele não sendo fácil por estarmos condicionados a ver a vida como consequência é a morte o autor nos propõe praticar uma meditação que é capaz de treinar a mente para estar presente em grande parte do tempo, ou até mesmo rever todo o percurso feito durante a vida e a estratégia utilizada, quando objetivamos algo mas nunca colocamos em pratica o necessário seria tornar-se presente, quando pensamos em um futuro ideal acreditando que tudo um dia ficará bem estamos diminuindo o nosso prazer em viver por estarmos condicionados a irmos em busca de algo, “O que é necessário, e o que nos interessa, é uma mudança definitiva na consciência.” (TOLLE, 2010. p. 38).

Nenhum ser humano é capaz de executar algo a longo prazo, sendo ele uma soma de pequenas ações mesmo sendo elas realizáveis são executadas no momento presente, se focarmos nosso projeto que era a longo prazo será concluído em um prazo menor, é necessário viver durante a realização desse projeto e não apenas estar condicionado a cumprir tarefas.

“Você está poluindo o mundo ou limpando a sujeira? Você é responsável pelo seu espaço interior, da mesma forma que é responsável pelo planeta. Assim no interior, assim no exterior: se os seres humanos limparem a poluição interior, deixarão então de criar a poluição externa.” (TOLLE, 2010. p. 55).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com