TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filadelfia

Seminário: Filadelfia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  Seminário  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

FILADÉLFIA

O filme “Filadélfia” retrata a questão da homossexualidade, o preconceito da sociedade em relação aos portadores do vírus, mas também da luta e do sofrimento e solidão vividos por quem está contaminado, já que eles foram renegados pela sociedade. O advogado Andrew Beckett é despedido quando os chefes do escritório onde trabalha descobrem que ele tem AIDS, então este procura Joe Miller, um advogado muito popular, mas homofônico, que a principio não aceitou a causa, mas determinado dia acabou se encontrando numa biblioteca onde Beektt estava estudando os seus direitos civis, foi quando nesse momento um bibliotecário percebendo que ele estava doente, o convidou a se retirar, o doutor Miller se aproximou e sentou-se a mesa.

A partir desse momento Miller lutou contra si e contra todos, pois o preconceito começava a partir dele, e tornou-se o defensor de Beektt contra seus antigos empregadores.

Andrew não só busca que Miller defenda sua causa, mas busca quebrar a barreira do preconceito existente entre os dois, talvez numa tentativa de demonstrar que se conseguimos quebrar essas barreiras nos pequenos círculos de convivência conseguiremos quebrá-la como um todo. Isto é demonstrado quando Andrew leva Miller a uma festa de homossexuais e o faz ver outro mundo, que ele não conhecia, onde há pessoas que amam e se relacionam com seus semelhantes, mas de uma forma que a sociedade não conhece, com carinho, amor, respeito ao parceiro, enquanto aos olhos da sociedade, a promiscuidade seja a tônica. E a partir daí essa se torna a linha de defesa de Miller, ele busca demonstrar ao júri que o maior motivo da demissão de Andrew não foi o fato dele ter AIDS, isso porque também havia uma colega de Andrew que contraiu AIDS, mas numa transfusão de sangue, mas o fato dele ser homossexual. O Andrew contraiu AIDS em relação sexual desprotegida. Miller demonstra que a homofobia dos chefes de Andrew foi o maior motivo para demiti-lo. Pois não havia outro senão o preconceito, Andrew era um advogado recém formado na Universidade de Penn State, e que até então tinha obtido sucesso em suas ações, mas que foi sabotado pelos próprios colegas, apenas pelo motivo de ser homossexual e ter AIDS.

Foi uma batalha causticante, várias audiências e várias testemunhas de defesa e acusação, no veredito final a Empresa foi julgada a pagar pelos danos morais, mas Beektt foi quem pagou mais caro nesse processo, foi julgado pela sua preferência sexual, pela sua doença foi discriminado e não sobreviveu para comemorar.

Para o doutor Miller ficou a lição, de que não devemos discriminar ninguém, de que a Ética expressa os valores da verdade: Respeito à vida, Respeito à dignidade humana, Respeito à liberdade responsável, ao trabalho e Respeito ao bem comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com