TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Filadelfia

Por:   •  13/6/2016  •  Resenha  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  3.105 Visualizações

Página 1 de 2

FILADÉLFIA

Filme conta história de advogado bem sucedido que é discriminado e demitido por ser homossexual e portador do vírus da AIDS.

Hercules N. S. Kobi

Filme: “California”. Drama, Diretor: Jonathan Demme, Ano: 1993, Roteiro: Ron Nyswaner.

A história se passa na cidade da Filadélfia nos EUA, onde o advogado de futuro promissor Andrew Backett é funcionário de uma empresa de advogados de renome.

Andrew, ou “And”, como é chamado por colegas, familiares, e até mesmo seus chefes, esconde o fato de ser homossexual e portador do vírus da AIDS/HIV na empresa onde trabalha. Fato compreensível pelo nítido pré-conceito que ele presenciou nos chefes, durante situações que se desdobram no desenrolar da história em relação a pessoas gays.

“And” continua suas atividades, sendo elogiado por seus chefes em relação ao sua alta qualidade, levando-os a entregar em suas mãos um caso de muita importância para a empresa. Ocorre que Andrew começa a ter seus problemas de saúde agravados, sem atrapalhar seu desempenho, porém, de alguma forma seus chefes descobrem sua doença e no momento que ele está ausente da empresa, sendo atendido no hospital, o documento que foi produzido por ele para o caso importante some misteriosamente. Momentos antes de tudo se perder o documento reaparece e salva o caso, no entanto, isso se torna pretexto para alegarem incompetência e demiti-lo. Torna evidente, diante dos fatos, a demissão ter sido causada por preconceito e articulada de forma que pudesse ser enquadrada por incompetência.

Após o ocorrido, Andrew procura algum advogado que o represente em ação que deseja mover contra sua antiga empresa, em vão, pois nenhum quer representa-lo. Então, ele resolve procurar Joe Miller, advogado conhecido por mover ações contra grandes empresas, porem, num primeiro momento este se recusa a aceitar, sendo evidente por suas ações o preconceito contra ele, por ser soropositivo e também homossexual.

No desenrolar da história, Joe Miller vai nitidamente mudando sua forma de olhar seu semelhante e defende a causa de Andrew Backett ferrenhamente, logrando êxito na lide imposta contra adversário poderoso, o que parecia impossível.

Interessante observar aqui, mesmo a história sendo em outra cultura, com ordenamento jurídico diverso do brasileiro e numa forma de julgamento distinta do nosso para o caso, o preconceito que se observava na época do filme ainda é latente nos dias atuais, mesmo com nossa legislação em constante mutação, tentando resguardar os interesses dos menos favorecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com