TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Filadelfia

Por:   •  22/11/2016  •  Resenha  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  4.155 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

PHILADELPHIA, O Filme. Direção: Jonathan Demme, 1993.

O filme "Philadelphia" apresenta-se com dois advogados , sendo eles Andrew Beckett e Joe Miller. O primeiro trabalha para uma grande empresa de advogados da Filadélfia e o segundo é conhecido com advogado de televisão. Ambos considerados bons advogados e mantem muito respeito a lei.

Joe sofre descriminação racial por ser negro e é casado e desse relacionamento tem uma filha, e é uma pessoa que repudia o homossexualismo, totalmente homofóbico.

Andrew Beckett é homossexual e tem uma relação com Miguel Álvares e esconde isso. Porém depois de alguns sintomas apresentando em Andrew e logo em seguida a descoberta de estar contaminado com vírus HIV, a sua homossexualidade logo é exposta. Depois disso sua vida muda totalmente, apesar de receber apoio da família e de Miguel, ele é despedido do trabalho, que alega sua incapacidade, porém e nítido que é por puro preconceito, o que motiva Andrew a entrar em uma batalha judicial contra a empresa. Apesar das diferenças e do preconceito, Joe é contratado como advogado de Andrew, mas não antes de demonstrar desanimo sobre a causa. E a partir dai começa uma grande batalha judicial. Ambos querendo vencer.

Durante o caso, Andrew piora a sua saúde, a sua doença estar cada vez pior, e muitas vezes passa a se ausentar do seu julgamento. E Joe persistente leva a diante a causa e com sua garra e determinação vence. A empresa é condenada a pagar um valor alto para Andrew. Ao fim do processo ocorre a morte de Andrew, a morte física, porque a social já tinha sido decretada em razão a preconceito e não aceitação da sociedade.

Ao depararmos com o filme, percebemos o quão preconceituosa é a sociedade. Há no filme exemplos fortes de preconceitos, contra o homossexualismo, portadores do vírus HIV e também racial. Por outro lado é notável no filme, que o apoio da família assim como Andrew recebeu é fundamental para enfrentar barreiras. É nítido também que a sociedade condena preconceitos ao mesmo tempo em que instiga preconceitos contra as pessoas. Da mesma forma que agia Joe, que sofria pelos olhares preconceituosos das pessoas em relação a sua cor e a mesmo tempo repudiava o homossexualismo.

É importante observarmos no filme também, que a apesar do falecimento do portador de HIV, ele antes da sua morte, não desistiu, defendendo assim o seu direito e de todos de serem tratados com equidade, não importando se era portador de uma doença contagiosa ou a sua orientação sexual.

Portanto, acho de grande importância indicar esse filme grandioso para todo o público, seja de jovens, idosos. Já que a sociedade como um todo pode ser considerada preconceituosa, e deve aprender respeitar valores que cada um carrega consigo. Não apenas escondendo esse preconceito, alegando que não o tem, mas lutando para que ele seja vencido e o medo de aceitar as pessoas como elas são possam desaparecer.

Ao relacionar o filme com as ideias de Karl Mark, pode pegar o exemplo da sociedade capitalista em que Marx acreditava que a existência humana degradava-se, em função do capitalismo e reconhecia o humano só como uma forma de explorar. E o desempregado, o doente, o miserável era vistos como inúteis para o mundo capitalista. Dessa mesma forma são os olhares preconceituosos de uma sociedade formada por preceitos preconceituosos e da forma como a mente capitalista enxergavam os “inúteis”, é a forma como a mente formada por ideias preconceituosas. E também é possível relacionar o pensamento de Mark que ao criticar o capitalismo e assim por fim nisso, o filme tem a intenção de criticar os preconceitos e assim bani-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com