TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Instinto

Artigo: Filme Instinto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO SOBRE O FILME O INSTINTO

1ª Questão

Resposta:

Da Matta diz que diante de lógica e inclusões necessárias e exclusões fundamentais, num diálogo entre o que nós somos ( ou queremos ser) e aquilo que os outros são e nós não devemos ser. Fala também sobre a existência de regras e normas bem definidas pelo grupo e aqueles que não as seguem acabam sendo excluídos , ou considerados diferente, se destacando dos demais iguais. Somos reféns dessas normas, seguindo-as sem sentir, passamos a ser verdadeiros prisioneiros do grupo cumprindo com os rituais e comportamentos estabelecidos.

No filme Instinto vimos nitidamente esse comportamento de estranhamento quando o Dr. Ethan resolve se “libertar” destes ditames da sociedade cultural, preferindo assim a vida com os gorilas onde a aceitação é determinada pela semelhança e não por estereótipos físicos e comportamentais estabelecidos no mundo cultural . Uma vez aceito no grupo dos gorilas sentiu-se totalmente livre e viveu o real sentido de viver e sociedade.

A dimensão biológica é aquela das funções vitais como respirar, comer e etc. para se manter vivo, prevalecendo assim a lei do mais forte, enquanto a dimensão cultural é aquela criada pelo homem para o homem , que por ter a necessidade de viver em grupo por não conseguir desempenhar todos os papéis sociais ao mesmo tempo. Vivendo em sociedade o homem vai se agrupando de acordo com normas e regras que criam estereótipos que ditam o comportamento e a aparência das pessoas e as deixam reféns desses comportamentos e essas regras variam, ou melhor, são recriadas no tempo e no espaço de acordo mas a modificação só ocorre quando alguém tem coragem de romper com esses costumes .

No filme vimos isso é mostrado no jogo de cartas entre os internos que recebem uma carta de baralho e quem receber o ás de ouros tem direito a alguns minutos de sol, porém um dos detentos percebe que mostrando sua força é capaz de conseguir a carta premio mesmo sem ter sido contemplado, porém quando a carta é dada propositalmente ao Dr. Ethan pelos guardas e o mais forte vai pega-la ele é confrontado e compelido pelo antropologista que passa a ter o respeito dos demais. Visto isso o médico psiquiatra depois implanta um novo sistema, abolindo as cartas, contrariando o sistema implantado pelos líderes do sistema e garante que todos tenham o banho de sol.

2ª Questão

O filme “O Instinto” trás duas outras questões muito importantes a Antropologia Filosofica. Ele questiona a evolução da espécie humana. Nas discussões com o psicólogo, o antropólogo Ethan Powel defende que o homem perdeu seu vinculo com a natureza e construí um mundo de artificialidades. Na observação que fez do comportamento dos gorilas, ele percebeu que há respeito e companheirismo entre eles. Ele provoca a reflexão do psicólogo e dos espectadores a cerca da infinita busca do homem pelo poder. O homem pensa que se ele tiver poder ele vai também terá liberdade. Será que o que vivemos hoje é realmente uma evolução? Sem duvida evoluímos tecnologicamente, mas e humanamente, evoluímos ? O eu você pensa sobre essa questão?

Discuta as relações entre poder e liberdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com