TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Instinto

Monografias: Resumo Filme Instinto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  13.559 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Do Filme Instinto

O filme relata uma história em que um médico psiquiatra – Ethan Powell - enfrenta do desafio de entrevistar e diagnosticar um famoso antropólogo – Theo Caulder - que se encontra em estado clínico. O paciente não dialoga com humanos há dois anos e o médico encara isso como um desafio para sua carreira. A causa de o cientista ter evitado contato com humanos é revelada no final do filme, onde ele, após ter quase se recuperado, retorna ao estado inicial.

No início da obra, observa-se que o psiquiatra tem um bom desempenho ao entrevistar pacientes. Sendo assim, seu mestre o designa um trabalho, no qual ele deve analisar o cientista citado anteriormente. Ao aceitar o desafio, ele deveria passar algumas semanas na penitenciária de segurança máxima. No primeiro encontro dos dois, observou-se que rapidamente o dr. Theo Caulder ganhou rapidamente a confiança do seu paciente, em face das tentativas que outros tiveram anteriormente, porém, constatou-se que o dr. Ethan Powell não se comportava como um animal não racional. Isso também foi evidenciado no começo do filme.

No segundo encontro entre os dois, o cientista já optou por relatar as experiências que ele sofreu no período que passou estudando gorilas na África. Nesse trecho do filme, pode-se afirmar que para um animal se inserir no nicho de outra espécie, aquele precisa agir como este, deixar de lado as diferenças e, acima de tudo, respeitar o espaço de outrem. Desta forma, o dr. Ethan Powell conseguiu a confiança dos primatas e passou a viver com eles, compartilhando de tudo, inclusive as experiências.

Quando o psiquiatra foi à terceira análise do dr. Ethan Powell, houve uma troca de posições, na qual o antropólogo passou a entrevistar o médico. Na terceira e última tentativa, o dr. Theo Caulder entendeu que o que hoje é tirado de nós (animais) , independente da classe social, raça ou idade, são nossas ilusões. Nesse trecho, tira-se a conclusão de que nós não controlamos nada em nossas vidas da forma que a guiamos e que não temos a liberdade que julgamos ter.

Em outra visita à penitenciária, o paciente novamente ensina ao médico. Ele cita que nenhum animal, exceto os humanos, retira da natureza mais do que necessário, tampouco que as espécies se exterminaram. Querendo assumir o poder e controle de tudo, o homem tem degradado o meio ambiente e a vida que nele se encontra.

O psiquiatra decide levar o dr. Ethan Powell ao zoológico, para que ele conte sobre os assassinatos por quais ele é acusado. Nessa cena, percebe-se forte abatimento do cientista, que sente-se culpado pela morte e enjaulamento de vários gorilas, que ele já considerava sua família. Seguido a isso, houve um pequeno motim na penitenciária, onde novamente o antropólogo defendeu sua família, desta vez, seus companheiros da prisão.

No fim do filme, entendemos que quem realmente aprendeu uma lição foi o dr. Theo Caulder, entendendo que a liberdade é algo que está dentro de nós, e que não pode ser tirada por nenhum outro semelhante. Outra conclusão baseia-se no fato de que o cientista não agia como gorila porque tinha convivido com eles por muito tempo. Essa certamente é uma visão que muitos erradamente tomarão. Ele optou por calar-se diante do sofrimento que havia sofrido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com