TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Um Jardineiro Fiel - Reflexo E Sintese

Casos: Filme Um Jardineiro Fiel - Reflexo E Sintese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  4.392 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

A partir da proposta curricular de atividade acadêmica dada em aula, farei uma análise e reflexão baseada no filme O Jardineiro Fiel – dirigido por Fernando Meirelles - , visto em sala de aula no dia 28/08/13. Tendo como apontamento os conhecimentos da Ética e da Moral até o momento estudado, e assim levantando pontos relevantes do filme para uma reflexão.

2. O Jardineiro Fiel: Análise e Reflexão

O filme traz com um pouco de ficção, mas com o grande objetivo de mostrar uma realidade onde países de primeiro mundo aproveitam a situação frágil de outros países para benefícios particulares. Desta forma o filme mostra uma realidade vivida no continente mais pobre, a África, fazendo uma ligação e critica com a ética.

Assim com o principal tema o filme trata a questão de pesquisa cientificas com seres humanos, uma indústria farmacêutica que testa medicamentos nos africanos, só que tal medicamento apresenta reações adversas, e nenhum momento se tem uma preocupação em preservar vidas, assim sendo como pessoas descartáveis. E o principal interesse sendo sempre visando o lucro, se disfarçando através de uma ajuda a humanidade salvando vidas, e não sendo isso que acontece. O que se pode notar ao longo do filme é um “jogo” anti ético que obriga indiretamente as pessoas que participam da pesquisa se quiserem continuar tendo acesso a assistência médica e a receber medicamentos. Uma questão bem relevante e aparecendo bem forte no filme a questão da ética profissional e da pesquisa cientifica. Até que ponto uma pesquisa deve ser feita a qualquer custo? E a responsabilidade dos profissionais, médicos, ao efetuar uma pesquisa? E até que ponto remédios deve ser testado em humanos?

O filme mostra africanos de soro positivo que buscam tratamento e nesse momento que indústrias farmacêuticas entram, pois oferecem o tratamento para HIV gratuitamente, e aproveitam para testas drogas para tratamento de tuberculose, e os africanos que não aceitavam ser cobaias não poderiam fazer o tratamento de HIV. Então nesse ponto é abordada diversas questões tais, como autonomia, e liberdade, pois aquele que não aceitava ser cobaia não tinha o direito de fazer o tratamento e assim acabavam sendo obrigados a se render e a fazer o tratamento.

Um ponto também, relevante no filme, é que mostra o desinteresse das indústrias não estão dispostas a retornar o medicamento/drogas para o laboratório para tentar um aperfeiçoamento, ou outros resultados, pois isso seria um prejuízo muito grande, financeiramente, sendo assim levando em conta o capital e não o ser humano. Sendo assim o principal objetivo era testar os medicamentos, até achar uma cura para a doença da tuberculose, logo passariam vendendo em países mais desenvolvido e os africanos ao quais tiveram que se dispor a todos os teste, certamente não teriam acesso a cura.

O próprio homem usando do ser humano como se fossem ratinhos de laboratório, para fins lucrativos, usando uma população as quais não tem condições básicas de vida e sim vivem na miséria, para simplesmente chegarem ao seu objetivo que é o capital.

A personagem do filme Tessa a qual descobre tudo sobre o que a indústria criminosamente faz, e tenta lutas pelos direitos dos africanos tentando ter ética,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com