TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica do filme o jardineiro fiel

Por:   •  3/4/2015  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  3.123 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade de Brasília

Faculdade UnB de Planaltina (FUP)

Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP)

Déborah Bosco Silva

Resenha crítica do filme: “O jardineiro fiel”

O filme narra a história de um embaixador chamado Justin e sua história de amor com sua mulher Tessa. Logo no início do filme aparece o Justin fazendo uma apresentação representando uma fala de governo, ao fim da apresentação uma mulher chamada Tessa o questiona sobre as questões humanitárias nas quais ela acreditava fielmente. Nesse mesmo dia eles acabam se conhecendo e se apaixonando.

Então os dois se casam e logo após surge a proposta de Justin trabalhar na África, ele aceita e leva Tessa junto. Enquanto Justin trabalha com embaixador, Tessa se envolve com as causas humanitárias na África, juntamente com o médico Arnold. A todo momento, no começo do filme, passa-se a impressão que Tessa o trai com esse médico e com alguns outros homens importantes que mexem com as indústrias farmacêuticas instaladas na África.

Tessa em um dado momento desconfia da credibilidade das indústrias farmacêuticas e começa a notar que diversas pessoas estavam morrendo após ingerir os medicamentos e então começa toda uma investigação quanto a utilização desses medicamentos, que deveriam beneficiar as pessoas, mas que ao contrário, estavam matando diversos africanos sem a menor explicação.

Ela então elabora um documento com todas as situações que ela havia notado que estava ocorrendo, que seria a utilização de pessoas como cobaia para testar medicamentos, na tentativa de encaminhar a Organização das Nações Unidas. Porém antes que as informações ganhassem publicidade, Tessa e o médico Arnold foram assassinados. Justin começou a desconfiar das informações que lhe foram passadas a respeito da morte da sua mulher e então começou a fazer uma investigação por conta própria.

Durante essa investigação ele conseguiu desvendar todos os mistérios da sua esposa, inclusive que ela não havia o traído mas que apenas queria conseguir mais informações a respeito da utilização dos africanos como cobaias para testar medicamentos. Então Justin após a coleta de todos os dados mandou para um amigo que deu publicidade a todos os acontecimentos na África. Após Justin entregar o dossiê com todas as informações, resolveu se suicidar no mesmo local que sua esposa teria sido morta, porém antes que ele se suicidasse foi assassinado.

O filme demonstra uma grande guerra entre o que é moral e ético. A todo momento as autoridades tentam justificar a utilização das pessoas africanas como cobaias para testar medicamentos, já que para as indústrias sairiam mais barato matar os africanos do que passar mais vários anos e gastando milhões de reais tentando desenvolver o medicamento perfeito, sem que este cause problemas para os humanos.

A grande questão é: até que ponto a pesquisa e o desenvolvimento da medicina pode interferir na vida dos seres humanos? Nesse caso do filme, seria totalmente antiético, por parte de todos os envolvidos que estavam cientes que estariam matando vidas, com a justificativa de se criar um remédio que salvaria outras vidas. Qual seria o parâmetro que indicaria que uma vida vale mais que outra? Não há explicação ética e moral para que se possa dizer que um determinado ser humano sirva para testar medicamentos (mesmo que pra isso custe sua vida) para salvar outras vidas, não teria sentido ético e moral de sacrificar um indivíduo para curar outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com