TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: O Jardineiro Fiel

Por:   •  2/5/2015  •  Resenha  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 5




1- O filme "O Jardineiro Fiel" é baseado em um romance entre um diplomata inglês e sua esposa defensora dos direitos humanos, esta descobre que uma grande empresa farmacêutica executa testes para a cura da tuberculose em pessoas frágeis portadoras do vírus HIV na áfrica. Nesse filme podemos observar que ocorrem vários conflitos éticos e morais, como em relação ao teste de medicamentos em pessoas de comunidades pobres, negras, sem o conhecimento delas sobre o uso desses. A empresa pesquisadora por achar que essas pessoas, por viverem em um país pobre e que já estariam mesmo condenadas a morte, poderiam ser usadas em testes com fins lucrativos. A empresa não se preocupa hora nenhuma com os princípios éticos e morais uma vez que se as "cobaias" não aceitarem o teste com remédiosda tuberculose, são impedidos de fazer o teste para o HIV sendo que o remédio da tuberculose, pode tanto curar como matar o paciente , ou seja, mesmo a empresa sabendo dos riscos prefere não aperfeiçoar o remédio, pois sabia que perderiam muito tempo e dinheiro. Isto demonstra como os fins lucrativos empresariais são muito mais importantes que a própria saúde humana. A traição da mulher é também um dos alvos da ética que envolve o filme, ela trái o seu marido com o melhor amigo deste, ela acaba violando todas as normas morais do marido. 
Todos devem pensar como cidadãos para o bem coletivo que está além de interesses individuais, o lucro é permitido, mas sem que prejudiquem a saúde física, mental, de pessoas que estão inseridas em nosso meio social. É preciso respeitar todos do jeito que são, cada um de nós possuimos valores devido á cultura que nos certa e devemos respeitar a vida de cada ser.

2- Podemos dizer que a moral se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, permitido e proibido, dentro de uma certa cultura, de uma determinada sociedade. Para que possamos viver em "harmonia" social, aspráticas positivas de um código moral são importantes, caso contrário, viveríamos numa situação de luta de todos contra todos para o atendimento das nossas vontades. A moral implica na valorização de ações e comportamentos que se transformam em modo de ser dos indivíduos, gerando sentimentos, escolhas, desejos, atitudes, posicionamento diante da realidade, juízos de valor, senso moral e uma consciência moral, isto é, ter uma responsabilidade diante dos outros e de si mesmo. Sendo assim, a moral diz respeito a uma consciência coletiva e a valores que são construídos e selecionados pela sociedade ou pelo grupo.
A ética por sua vez, põe exigências á sociabilidade no sentido de exigir que o sujeito moral assuma responsabilidades por suas escolhas. Ela procura fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão, ou seja, a ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade. Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

Análise da ética no filme O Jardineiro Fiel

O filme mostra, de certa forma, o melhor e o pior do homem. De um lado, uma grande empresa farmacêutica utiliza pessoas do continente africano como cobaia. De outro lado, uma mulher luta, clandestinamente e quase solitariamente, contra esta empresa. Sua luta é obstruída, no entanto, pelo capitalismo em sua forma mais plena, massacrante para maioria pobre e benéfica para minoria rica.
A ética pode ser definida como um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. Ela é universal e a moral está submetida a ela. Não existe, portanto, uma ética individual. Ao se utilizar uma população para testes farmacêuticos, sem dar-lhes direito de escolha, a empresa está ferindo não apenas a ética como a autonomia desta população.
A ruptura de qualquer parâmetro ético de pesquisa clínica é uma constante e um dos pontos centrais da trama dofilme. O assassinato através de mercenários profissionais de alguns soma-se ao assassinato de centenas, pelos efeitos colaterais da droga experimental. Não há a menor consideração em informar às pessoas que estão sendo incorporadas ao projeto de pesquisa. Seres humanos são objetos, condicionados sob ameaças e imposições a aderirem ao experimento, sob pena de serem excluídos, e toda a sua família, de qualquer outro tipo ou oportunidade de atendimento à sua saúde. A vulnerabilidade de uma população dócil e miserável é utilizada como instrumento de sua manipulação para os fins da pesquisa, puramente pelos interesses da indústria farmacêutica e do mercado de medicamentos.
A questão de como se constitui o poder em torno de interesses econômicos e políticos instituídos é também uma denúncia consistente do filme. Mostra a antítese da ética que permeia esses interesses. A empresa farmacêutica trata a fragilizada população africana como animais descartáveis. O intuito é descobrir a cura da tuberculose para depois vender nos países ricos. No fim, por mais que se descubra a cura, aquele país não irá usufruir do benefício da droga.
A justiça torna-se utopia nãosó no filme, como na vida real. O ser humano faz de seu igual um animal de laboratório para seus fins lucrativos, numa atitude obviamente desumana. Não só a África, com qualquer grupo desfavorecido, é ignorado e dificilmente ganha voz no âmbito internacional. Tão egoísta e individualista como o ser humano pode ser, é difícil para muitos ser atingido por um apelo tão distante. São poucos os que se condoem e se solidarizam, e menos ainda são aqueles que se mobilizam como a personagem Tessa, que pensa e age com uma lógica e determinação renovadas, movida por paixão pela causa e por tudo que faz.
Porque a miséria em um mundo de tanta tecnologia e riquezas é a pergunta que permanece. Todos os argumentos sobre o futuro são suposições, mas eles nos mostram para onde temos que caminhar. A racionalização dos interesses até agora realizados está construindo um mundo de desumanidade e sofrimentos, em que a própria existência do planeta está ameaçada. E a alternativa não é a acomodação, mas a luta social, o combate militante de ideias pelas mudanças necessárias para um mundo melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com