TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Filme Jardineiro Fiel

Por:   •  2/10/2015  •  Resenha  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  12.862 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Ética e Administração Pública

Exercício EAD -  Crítica sobre o filme O Jardineiro Fiel

Entrega até 09/09/2015

Docente: Caroline da Costa Duschitz

Discente: Vanessa Voltaire

O filme o Jardineiro Fiel, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, conta a história amor de Justin (um diplomata britânico) e Tessa (ativista de direitos humanos). Logo no início do relacionamento Justin é designado para uma missão diplomática na África devido a esta missão Justin e Tessa resolvem se casar para que ela possa acompanha-lo na viagem.

 Já na África Tessa acaba se envolvendo em uma investigação sobre a utilização de pessoas pobres do Quênia como cobaias para testar um novo remédio para tuberculose chamado DYPRAXIA.  Ela descobre os esquema de testes ilegais, produz um dossiê e para denunciar na ONU, mas é assassinada antes de concluir a denúncia.

Durante todo o filme podemos verificar vários conflitos éticos, mas minha análise sobre ética ficará focada na atuação das duas empresas KDH e a Three Bees. O laboratório da Three Bees acreditava que haveria um surto de tuberculose a nível mundial e queriam garantir que o DYPRAXIA estivesse pronto para ser comercializado quando a epidemia de tuberculose iniciasse.

O acordo entre as empresas era que a KDH responsável pelo tratamento de pessoas com HIV vinculava o uso da droga experimental DYPRAXIA (produzida pelo laboratório Three Bees), ao tratamento do HIV. As famílias que se recusavam a utilizar o DIPRAXIA era excluídas de forma compulsória do tratamento do HIV.

Os testes eram realizados de forma ilegal para impedir o atraso na liberação da licença para comercialização do DIPRAXIA.  Quando alguns pacientes quenianos morriam os arquivos eram eliminados e as pessoas eram enterradas em covas comunitárias de forma clandestina.

A resistência da indústria farmacêutica em realizar os testes do DYPRAXIA de forma legal estava em “perder tempo” para cumprir as exigências legais e “dar tempo para que outros laboratórios” produzissem um concorrente para o DYPRAXIA.

Assim o filme denúncia a quebra de princípios básicos da ética. As empresas submetem a vida de pessoas em troca da busca do lucro. Além disso, há outros aspectos éticos como: a conivência das autoridades locais e internacionais como a própria embaixada inglesa, que sabiam do esquema de testes ilegais e além de não tomar providências para impedir o esquema criminoso, contribuíram para calar o casal protagonista. Com a morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (201.9 Kb)   docx (81.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com