TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia, Comunicaçao E Etica

Casos: Filosofia, Comunicaçao E Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  5.385 Visualizações

Página 1 de 6

1.Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I A mídia reproduz e reforça ideologias já que reflete os interesses do sistema no qual está inserida.II O noticiário da TV é objetivo e neutro, já que apresenta os fatos tal como aconteceram.III Os meios de comunicação de massa podem influenciar seus telespectadores, tanto de forma positiva, como de forma negativa.

Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):

Resposta Correta: d. Apenas a I e III

Feedback da resposta: A mídia reproduz e reforça ideologias já que reflete os interesses do sistema no qual está inserida. Ela também pode influenciar seus telespectadores, tanto de forma positiva, como de forma negativa.

2.Leia as seguintes afirmações a respeito da relação da propaganda com as pessoas no mundo contemporâneo.

I A propaganda, geralmente, trata todas as pessoas como crianças extremamente ingênuas e crédulas. O mundo é sempre um mundo de faz-de-conta: nele a margarina “faz” a família bonita, alegre e unida.II De modo geral as pessoas são bastantes críticas quanto às mensagens que estão implícitas nas propagandas e é apenas por isso que a propaganda não tem tanto poder em nossa sociedade.III Não é sempre que a propaganda vende um produto dizendo o que ele é e para que serve. Ela vende uma imagem (de felicidade, de sucesso, de saúde, etc), que é transmitida por meio do produto.

Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):

Resposta Correta: d. Apenas a I e III

Feedback da resposta: Raramente a propaganda vende um produto dizendo o que ele é e para que serve. A propaganda, geralmente, cria um mundo de faz-de-conta em que os produtos estão agregados com idéias de felicidade, de sucesso, de saúde, etc.

3.Atualmente, muitas crenças do senso comum foram superadas pela ciência. Leia as afirmações abaixo, depois assinale a alternativa correta.

I A Lua tem o mesmo tamanho do Sol

II O Sol se move em torno da Terra

Resposta Correta: c. A I e a II pertencem ao senso comum.

Feedback da resposta: A I e a II pertencem ao senso comum. A Terra se move em torno do Sol e a Lua é menor que o Sol

4.Leia a citação abaixo e depois responda o exercício.

“ ....é a capacidade intelectual para pensar e exprimir-se correta e claramente, para pensar e dizer as coisas tais como são. (...) é uma maneira de organizar a realidade pela qual esta se torna compreensível. É, também, a confiança de que podemos ordenar e organizar as coisas porque são organizáveis, ordenáveis, compreensíveis nelas mesmas e por elas mesmas, isto é, as próprias coisas são racionais” (CHAUÍ, 1997, p.59). A citação refere-se:

Resposta Selecionada: b. Ao conhecimento racional

Feedback da resposta: Trata-se do conhecimento racional, que é um modo de organizar e compreender a realidade fazendo-a inteligível.

5.Leia a citação abaixo e depois responda o exercício.

“ O mundo torna-se uma realidade construída de forma mais bela e sedutora, mas também fragmentada. O resultado, porém, é muitas vezes a ilusão de conhecimento, o conhecer por fragmentos, sem que haja um momento para a integração das partes e a reflexão sobre as informações recebidas.”A citação refere-se a(o)

Resposta Selecionada: a. Simulacro

Feedback da resposta: A citação refere-se ao simulacro, a simulação da realidade produzida pelos meios de comunicação. A realidade das imagens torna-se mais interessante que a própria realidade. Ela é apresentada de forma mais bela, sedutora e fragmentada. Na transmissão de uma guerra, por exemplo, não se vê sangue, pessoas mutiladas, crianças chorando... apenas luzes riscando o céu.

6.Leia a citação abaixo e depois responda o exercício.

“ É um tipo de conhecimento que faz uso da razão para explicar a realidade. Ela surgiu se contrapondo a outra forma de conhecimento, o pensamento mítico”.

A citação refere-se:

Resposta Correta: a. Ao conhecimento filosófico

Feedback da resposta: Trata-se do conhecimento filosófico, que faz uso da razão para explicar a realidade e surge se contrapondo as explicações míticas.

7.Leia o texto a seguir, reflita com atenção e escolha as afirmativas que se referem corretamente às questões suscitadas pelo texto.

“ Como dizemos freqüentemente, a natureza não faz nada em vão; ora, o homem é o único entre os animais a ter linguagem [logos]. O simples som é uma indicação do prazer ou da dor estando, portanto, presente em outros animais, pois a natureza destes consiste em sentir o prazer e a dor e em expressá-los. Mas a linguagem tem como objetivo a manifestação do vantajoso e do desvantajoso, assim sendo do justo e do injusto. Trata-se de uma característica do homem ser ele o único que tem o senso do bom e do mau, do justo e do injusto, bem como outras concepções deste tipo” (ARISTÓTELES, Política).

I A linguagem é própria dos seres humanos.II Os animais compreendem a linguagem humana.III Os animais expressam dor ou prazer através de sons.IV Através da linguagem o ser humano manifesta o que acha bom, mau, justo ou injusto.

Assinale alternativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com