TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E Ética

Exames: Filosofia E Ética. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 5

1- Com base no livro texto, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?

A Filosofia é um estudo das características mais gerais e abstratas do mundo, ela surgiu na Grécia no fim do século VI, com o descontentamento humano na busca de explicações dos acontecimentos, já que o mito não respondia a preocupação da origem e funcionamento do universo, uma explicação da realidade. Como na Grécia antiga existiam rivalidades entre cidades independentes, nasce então a necessidade de filosofia como conhecimento racional da ordem, e com o fim da autonomia dessas cidades começa a ideia Ed universalidade, de valor ao indivíduo e a vida privada. O senso comum é gerado pela filosofia através de conhecimentos que foram passados de uma geração a outra e sem a preocupação de se investigar para comprová-la. O desenvolvimento da racionalidade por parte dos gregos e o surgimento da inquietação humana em buscar explicações aos acontecimentos e as coisas da natureza, ajudaram a desenvolver a ciência intitulada filosofia. Com base na sua racionalidade os gregos diziam sobre como se originou várias coisas, o homem, o trabalho, as leis morais, etc., assim deu-se a origem a uma ciência baseada em elementos da sabedoria dos gregos de se fazer uma análise lógica e de maneira sistemática. A origem da filosofia proporcionou a ascensão da capacidade humana de pensar e questionar o mundo e à natureza à sua volta em busca de respostas lógicas que explicassem os fenômenos naturais. Essas explicações aconteceram através de acontecimentos históricos, tais como, o surgimento das cidades e o comércio nelas, a utilização da escrita, moeda e calendário, surgimentos da política baseada em leis, as viagens marítimas e os mitos sobre monstros que os matariam em alto mar. Baseado nisso buscavam a essência, o significado e a origem do que estava acontecendo.

2-Assim argumente qual seria a verdadeira utilidade da filosofia?

A Filosofia tem sua utilidade limitada pelo contexto de situações. Ela é útil no contexto do pensamento, na formulação de ideias, ela questiona as relações entre a sociedade, o modo como as ideias dominantes se apropriam da sociedade. A filosofia atua no formular dúvidas e como são criadas as ideias. A filosofia é a capacidade de a sociedade superar a situação dada e não escolhida. Muitos pensam que só quando a finalidade de algo é prática ela será útil, por isso muitos chamam a filosofia como uma ciência inútil, pelo fato de o filosofo sempre estar pensando e dizendo coisas que a maioria não entende. Baseado nos textos de Marilena Chauí percebe-se que a definição da verdadeira utilidade da filosofia não é com a visão de não existir serventia, mas sim com a finalidade de colocar o empirismo do cotidiano em discussão, com questionamentos e assim se chegar a uma reflexão filosófica sobre os acontecimentos, todavia, o pensamento deve ser lógico e sem o uso dos termos acho que, penso que, pois para se chegarem a uma afirmação verdadeira e concreta devem existir muitas investigações sobre as ações humanas realizadas. Percebe-se que as crenças e opiniões de cada ser deverá se manter através de uma visão critica, e que para entender a realidade e vivê-la é preciso que cada um se apoie a critérios racionais, rigorosos e reflexivos.

3- a) Por que a filosofia é perigosa?

Segundo o texto a Filosofia tem poder de alterar a vida da pessoa, de questionar a cultura, as práticas políticas, técnicas e econômicas, ela é subversiva, pode virar a ordem estabelecida de cabeça para baixo. Se a filosofia for trabalhada no contexto certo, ela é útil, mas se for trabalhada para outros fins, como atingir o ego das pessoas, ela é perigosa. Muitos pensam que só quando a finalidade de algo é prática ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com