TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E ética

Trabalho Universitário: Filosofia E ética. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  658 Visualizações

1. Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a idéia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.

Na Idade Antiga, os fisiocêntricos desde Tales de Mileto, se interrogavam sobre a physis (natureza), sua preocupação sobre o princípio da natureza, da ordem do mundo fez com que estabelecessem as primeiras elaborações à procura de um princípio lógico que explicasse a própria natureza. Com a Filosofia Socrática, surgiram as preocupações com as questões humanas que superaram as preocupações sobre o princípio ordenador da natureza.

Na Idade Média houve uma separação dos saberes em dois campos de conhecimento, o da Teologia, que investigava sobre as questões relativas a Deus, vista como superior e predominante, e a Filosofia, que abrangia todos os outros saberes, inclusive as investigações sobre natureza, fazendo com que a Filosofia fosse um nome dado a um grande número de saberes.

Já na Modernidade, os indivíduos são responsáveis e respondem pelo que são, e por seus feitos, ou seja, tem autonomia. Os sujeitos estão voltados para seus próprios problemas e prevalece o antropocentrismo como regra nesta sociedade. A vida privada se confunde com a vida pública, e a ética com a ética profissional, assim a primazia ao individuo segue crescente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com