TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finaças

Seminário: Finaças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Seminário  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

Ornamentar significa processar todos os dados constantes do sistema de informação Contabilistica de hoje, introduzindo os dados previstos para o próximo exercício, considerando as alterações já definidas para o próximo exercício.

Sabendo o que se pretende atingir e quando se deve atingir um certo objetivo, o gestor está em condições de começar a trabalhar com seriedade os planos de ação, os quais identificarão as decisões sobre as atividades a executar no ano seguinte. Finalmente, a quantificação financeira desses planos conduz ao respectivo orçamento. Como se pode observar, existe uma ligação estreita entre planejamento e orçamento, sendo afinal o orçamento uma ferramenta de implementação da estratégia.

O método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) é amplamente reconhecido pelo mercado em função do seu maior rigor técnico e conceitual, apresentando-se assim, como o mais indicado nas avaliações. Além de permitir explicar e simular as principais variáveis e premissas macroeconômicas, estratégicas, operacionais e financeiras que compõem a metodologia de avaliação, este método incorpora em seus cálculos tanto as preferências do investidor em relação ao conflito risco-retorno, como também a taxa de remuneração apropriada aos proprietários de capital.

Assim, o modelo de avaliação que atende com maior rigor ao enunciado pela Teoria de Finanças é justamente o Fluxo de Caixa Descontado, representando uma metodologia referenciada nas principais publicações internacionais e amplamente adotada como base de cálculo do valor de mercado da empresa. Neste contexto, uma empresa é avaliada pela sua riqueza econômica expressa a valor presente, dimensionada a partir dos benefícios de caixa esperados no futuro, e descontados por uma taxa de atratividade a qual reflete o custo de oportunidade dos vários provedores de capital. Resumindo, uma empresa é avaliada pelos princípios fundamentais inseridos no método de fluxo de caixa descontado.

Este método possui o pressuposto de que um investidor somente abre mão de um consumo atual em troca de um consumo maior no futuro, levando assim em consideração o conceito do valor do dinheiro no tempo. A taxa de atratividade definida para a avaliação econômica, é aquela que proporciona um retorno esperado às diversas fontes do capital de forma a remunerar inclusive o risco assumido.

O método do fluxo de caixa descontado (FCD) é na prática a ferramenta mais utilizada pelas grandes empresas para avaliação de projetos e tomada de decisão relativa a investimentos em ativos reais, porém apresenta limitações, sendo a mais importante a não incorporação do valor da flexibilidade gerencial que está presente em muitos tipos de projetos (BRANDÃO; DYER; HAHN, 2005; COPELAND; ANTIKAROV, 2001).

Reforçando a ideia vista anteriormente, o principal método utilizado para avaliação de ativos reais consiste no do Fluxo de Caixa Descontado (FCD). Neste método, os fluxos de caixa livre do projeto são descontados a uma taxa que leva em consideração o risco de mercado do projeto. Essa taxa é o custo de capital da empresa (WACC) se o risco do projeto reflete o risco da empresa, ou então uma taxa especifica do projeto caso contrário.

A TAXA está disposta no art.145, II da CF e é um tributo vinculado a uma atividade estatal relacionada ao contribuinte. Existe a necessidade de o Poder Público realizar algo em favor do contribuinte para que possa exigir dele esta espécie tributária. Assim, o fato gerador da taxa é a prestação, pelo Poder Público, de um serviço público ao contribuinte, sendo esta denominada taxa de serviço. É necessário que os serviços públicos sejam específicos e divisíveis, não se exigindo, entretanto, que o contribuinte tenha efetivamente utilizado o serviço, bastante que este esteja à sua disposição

Além da prestação de serviço público, existe outro fato gerador que consiste no exercício do poder de polícia, chamada de taxa de polícia. Este tipo de taxa é criada no sentido de o Estado fiscalizar a conduta do contribuinte, de forma a moldar o exercício de seu direito aos interesses da coletividade.

CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA é um tipo de tributo vinculado, significa que para ser cobrado, deve haver alguma atividade do Estado em prol do contribuinte, está disposto no art. 145, III da CF. No caso desta espécie tributária, esta atividade do Estado deve, necessariamente, consistir em uma obra pública que cause aumento do valor de mercado dos imóveis localizados nas proximidades desta.

Obra pública é a construção, ampliação, manutenção, reparação ou edificação de um bem imóvel, pertencente ou incorporado ao patrimônio público.

O fato gerador deste tributo é ser proprietário do imóvel urbano ou rural, mais a realização de obra pública que valorize este mesmo imóvel. Sua base de cálculo possui um limite geral, o valor não pode ultrapassar o custo total da obra pública realizada, e também possui um limite individual, o valor a ser cobrado de cada contribuinte não pode ser superior ao montante de valorização do imóvel.

Passamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com