TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Do Exercicio

Dissertações: Fisiologia Do Exercicio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 5

1-) Quais são e dê exemplos dos 3 tipos de substratos energéticos encontrados nos alimentos? Explique, como os mesmos são digeridos e armazenados em nosso organismo para posteriormente serem utilizados como fonte de energia (produção de ATP), tanto basal quanto durante o exercício:

PROTEINAS – a digestão da proteínas começa no estômago, que devido a presença de ácido clorídrico, desnatura as proteínas (destrói as ligações de hidrogênio da estrutura química). Com isso, as cadeias proteolíticas perdem a forma e ficam mais acessíveis ao ataque das enzimas. A enzima pepsina transforma as proteínas em moléculas menores, hidrolisando as ligações peptídicas. No intestino delgado as proteínas sofrem a ação das enzimas produzidas pelo pâncreas (tripsina, quimotripsina, elastase e carboxipolipeptidase). Após, os peptídeos e aminoácidos absorvidos são transportados ao fígado através da veia porta. Apenas, 1% da proteína ingerida é excretada nas fezes.

Ex: Carne , peixe.

CARBOIDRATOS - As enzimas quebram o carboidrato em glicose inicialmente no intestino delgado, sendo absorvida pelo corpo e posteriormente indo para o sangue. Depois disso chega ao fígado e músculo, onde as moléculas de glicose se juntam novamente e formam o glicogênio. Para utilizar-se energia, o glicogênio é quebrado pela enzima glicogênio fosforilase, formando glicose (glicogenólise). Tendo glicose, esta é transportada pela glut4 para dentro da célula, sofrendo uma quebra para se obter energia (glicólise). Essa glicólise forma o ácido pirúvico, tendo 2 destinos... com ou sem O².

Ex: Fruta, arroz.

LIPIDEOS - Digestão de lipídeos da alimentação começa na boca. Embora, nenhuma hidrólise de triglicérides ocorra na boca, os lipídeos estimulam a secreção da lípase das glândulas serosas na base da língua e posteriormente quantidades de gorduras são digeridas no estômago pela lipase gástrica, hidrolisando parte dos triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol. Entretanto, a porção principal da digestão de gordura ocorre no intestino delgado, como resultado da lipase pancreática. A presença de gordura e proteína no intestino delgado também estimula a secreção de CCK. Esta, por sua vez, estimula a secreção biliar e pancreática. Äcidos graxos livres e monoglicerídeos produzidos pela digestão formam complexos chamados micelas, que facilitam a passagem dos lipídeos através do ambiente aquoso do lúmem intestinal para borda em escova. Os sais biliares são então liberados de seus componentes lipídicos e devolvidos ao lúmem do intestino. Na célula da mucosa, os AG e monoglicerídeos são reagrupados em novos triglicerídeos, estes juntamente com o colesterol e fosfolipídeos são circundados em forma de quilomícrons (QM).

Ex: Manteiga, sorvete.

2-) Um indivíduo bem condicionado resolve convidar um amigo sedentário para uma corrida leve, após 20 minutos, enquanto o primeiro corre com bastante tranquilidade, o segundo, sente um cansaço (fadiga) muscular muito grande e resolve interromper sua atividade. Sendo assim, explique:

• Qual sistema de produção de energia (a partir dos carboidratos) está sendo utilizado neste momento por cada um dos indivíduos:

• Explique detalhadamente cada um dos sistemas a nível enzimático e molecular:

• Por que um deles foi obrigado a interromper sua atividade?

• Explique o Ciclo de Cori ressaltando o processo de gliconeogênese e destacando em qual dos indivíduos este ciclo está ocorrendo com mais eficiência:

• Com relação aos limiares de lactato, explique a diferença entre os dois indivíduos durante o exercício.

O individuo bem condicionado esta utilizando o sistema aeróbio para produção de energia, enquanto seu amigo sedentário utiliza o sistema anaeróbio, o qual produz fadiga muscular.

Na produção de ATP pela glicólise aeróbia, o glicogênio muscular é quebrado pela enzima glicogênio fosforilase para produção de glicose, essa nova

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com