TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Do Exercicio

Exames: Fisiologia Do Exercicio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  3.384 Palavras (14 Páginas)  •  2.493 Visualizações

Página 1 de 14

UNIRB – FACULDADE REGIONAL DE ALAGOINHAS

CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

TRABALHO DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

Prof. Arquimedes Filho Turma: 4º Turno: NOTURNO

Nome: Ariana Marcia , Edilene Carvalho, e Silas Carvalho

1) Referindo-se à avaliação da performance, alguns investigadores classificam as atividades em 3 grupos distintos –

a) Potência: - fosfato de alta energia, anaeróbio alatico

b) velocidade : Glicose anaeróbica, anaeróbio lático

c) resistência (endurance): Sistema oxidativo aeróbio

Estes se associam um sistema energético específico, respectivamente:

2) Alguns esportes exigem que os atletas tenham maior capacidade aeróbica (fôlego e resistência), enquanto que outros demandam muita força realizada em pouco tempo. O treinamento específico diário para cada tipo de esporte torna o atleta mais adaptado a praticá-lo, melhorando progressivamente os resultados. No entanto, alguns atletas, para acelerar esse processo, utilizam-se de substâncias proibidas, constituindo o doping. Dois tipos comuns de doping são o uso de eritropoietina, hormônio estimulante da produção de eritrócitos (hemácias), e o uso de anabolizantes. Levando em consideração que a vantagem ilícita advinda do doping depende do seu uso de forma adequada ao tipo de esporte, considere quatro tipos de atleta: um halterofilista, um maratonista, um goleiro e um ciclista.

a) a) Quais desses atletas seriam beneficiados com o uso de eritropoietina? Justifique sua resposta.

a- Maratonista e Ciclista. Este hormônio age sobre as colônias formadora de unidades de eritrides desencadeando a formação de novos eritróides, Espera-se que indivíduos tratados com rhEPO melhorem sua capacidade de realizar exercícios físicos prolongados.

b) b) Quais desses atletas seriam beneficiados com o uso de anabolizantes? Justifique sua resposta.

Halterofilista e Goleiro. Os anabolizantes são hormônios sintéticos similares à testosterona, que tem propriedades anabólicas e androgênicas. Ao chegar na célula estimulam a síntese de proteína e com isso há mudanças anabólicas como: aumento de massa muscular e retenção de nitrogênio – e androgênicas como: agravamento de voz, crescimento de pelos e aumento da agressividade.

3) Qual a função das enzimas a seguir:

a) ATPase a- é uma classe de enzimas que catalisam a decomposição do trifosfato de adenosina (ATP) em adenosina difosfato (ADP), e um íon de fosfato fica livre.

b) MK é responsável pela transferência de fosfato entre dois ADP, sendo os produtos ATP e AMP. Importante na regulação do metabolismo

c) CK catalisa a conversão de creatina e consome trifosfato de adenosina (ATP) para criar fosfocreatina (PCr) e difosfato de adenosina (ADP). Importante na geração de energia para o metabolismo muscular

d) PFK é a enzima mais importante reguladora da glicólise. Catalisa a fosforização e converte futrose-6-fosfato com o gasto molecular de ATP para formar frutose-1,6-bisfosfato e ADP.

4) Por que nem toda a energia libertada pela hidrólise do ATP é utilizada na contração muscular?

Cerca de 60-70% de ATP é dissipado como calor, porém, este aparente desperdício energético é fundamental para que o ser humano se caracterize como um organismo homeotérmico, ou seja, com temperatura constante, o que deixa em funcionamento 24 horas por dia, já que geralmente o funcionamento enzimático depende da temperatura corporal. Isso quer dizer quer dizer que, a maioria do ATP utilizado no metabolismo humano tem como objetivo de manter a temperatura corporal estável e não apenas garantir energia para a contração muscular.

5) Qual a função da CP no sistema dos fosfagênios?

A creatina fosfato (CrP) é o metabólito fosforilado que libera grande quantidade de energia livre durante a desfosforilação. No sistema dos fosfagênios a CrP é o meio mais rápido para regenerar a ATP, e é catalisada pela creatina quinase.

6) Defina e explique os processos a seguir:

a) Glicogênese : é o processo de formação do glicogênio a partir da glicose, ocorre principalmente no fígado e no músculo esquelético. A enzima responsável pela catalisação da adição dos resíduos de glicose ao glicogênio é chamada glicogênio sintase. Mas, a glicogênese depende de uma série de reações que envolve a formação de glicose-6-fosfato, glicose-1-fosfato, glicose-UDP e, finalmente, a adição da glicose à molécula de glicogênio

b) Glicogenólise: é o meio pelo qual o glicogênio é degradado em glicose. Esse processo necessita de 3 enzimas para o seu funcionamento ótimo, entretanto, a enzima principal é a fosforilase, que é responsável pela liberação de resíduos individuais de glicose a partir do glicogênio. A importância da glicogenólise: é que ela pode fornecer, em um ritmo rápido de produção, glicose-6-fosfato, que, é a primeira intermediária da glicólise.

c) Gliconeogênese: é a formação de glicose a partir de precursores que não são carboidratos. A via da gliconeogênese depende do substrato. Durante o exercício prolongado, os estoques hepáticos de glicogênio podem ser depredados, promovendo uma diminuição da capacidade de reposição da glicose sanguínea. Nessas condições, o músculo esquelético aumenta a oxidação de aminoácido e liberação de alanina, que é carreada para o fígado como substrato para a gliconeogênese.

7) Por que parece haver um limite superior para a quantidade de ácido lático que se pode acumular antes de o atleta ter que parar com fadiga muscular intensa?

Uma possível explicações para essa limitação é que a concentração intracelular de íons hidrogênio aumenta (o pH cai) com o acúmulo de ácido lático no músculo, resultando em inibição da enzima, denominada fosfofrutoquinase (PFK), que limita o ritmo (velocidade) na via da glicólise anaeróbica.

8) Diferencie o ácido lático do lactato:

O ácido lático é um ácido carboxílico composto e é denominado um ácido forte (alta capacidade de liberar prótons H+ quando em solução). Quando um ácido perde os prótons ele fica com uma carga negativa, atraindo e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com