TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fixamento Sobre Valores Funcionais X Valores Agregados Rodrigues, Delano

Dissertações: Fixamento Sobre Valores Funcionais X Valores Agregados Rodrigues, Delano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 6

Valores Funcionais X Valores Agregados

Os valores funcionais consistem no cumprimento das funções que o produto se propõe a fazer. “A Volkswagen, como corporação, precisa convencer os cosumidores de que a diferença entre um modesto Skoda e um modelo mais sofisticado como o Audi – que compartilham cerca de 90% de DNAs industriais – justificam que o preço do modelo mais caro seja mais que o dobro do preço do modelo barato.”

“Os valores agregados formam a parte mais importante na definição de uma marca.” Teoricamente o Skoda, Volks e Audi andam do mesmo jeito, os 3 carros a 80km/h são os mesmos e cumprem bem o seu papel que é levar os passageiros, o que difere são os valores agregados, que consistem no conjunto de benefícios não funcionais do produto, tal como o preço dele comparado a um produto “similar” de outra marca. “Todos os valores agregados mais importantes são não funcionais, mesmo que eu considere valor agregado também os inesperados usos funcionais que as vezes descobrimos para algumas marcas.”

(Pag 134) SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006

(Pag 37 – 39) JONES, John Philip. A publicidade na construção de grandes marcas.

Laminagem a ouro

É a diferenciação superficial dos produtos depois de prontos para que os clientes tenham a sensação de exclusividade. “A fabricação de automóveis é um bom exemplo. Gigantes do setor como a Volkswagen e a Ford, podem produzir e efetivamente produzem versões de um automóvel global – uma plataforma básica de estrutura e peças -, para em seguida fazer a laminagem a ouro das diferenças superficiais.”

(Pag 134) SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006

Imagem x Identidade

Segundo Delano, imagem é o que as pessoas realmente pensam sobre sua marca, como você é visto pelos outros. “Assim é que as diferenças de imagem adquirem fundamental importância na obtenção dos lucros”

Identidade é quem você realmente é, sua essência. “A identidade de uma marca é expressa por meio de todos os pontos de contato com os diversos públicos, que, de certo modo, influenciam na sua percepção.”

Ambos (identidade e Imagem) influenciam as escolhas que você faz, mas a identidade oferece muito mais recompensas a longo prazo.

(Pag 25) RODRIGUES, Delano. Naming. A marca e a identidade de marca: Percursos, Conceitos e aplicações.

Stakeholders x Público alvo

Stakeholders são todos os públicos que tem algum interesse na empresa, sejam os investidores, funcionários, consumidores, acionistas e etc.

Público Alvo são as pessoas que a empresa tem interesse em atingir com suas promoções de marketing. Lembrando que a definição de público alvo é a parte mais importante dos esforços de marketing, caso contrário, todos os esforços não valerão de nada.

(Pag 26 - 30) RODRIGUES, Delano. Naming. A marca e a identidade de marca: Percursos, Conceitos e aplicações.

Plataforma de marca: A composição da identidade de marca é composta por:

Missão: Define o propósito da sua empresa e do efeito que você pretende ter sobre o mundo ao seu redor. Afirma o que você faz para os outros e a abordagem que você segue a fim de atender às necessidades e objetivos de investimento dos clientes ao qual atendemos. Pense na sua missão como a rota que vai seguir para alcançar sua visão. Para Kotler “uma missão bem explícita funciona como uma mão invisível que guia os funcionários para o trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa.”

Visão: Define as aspirações da empresa a longo prazo. Pense na visão como a imagem de onde você quer que o seu trabalho o leve.

Valores: Resume a diferença positiva que a empresa entrega a todos os que lidam com a sua organização. Internamente, a sua promessa de negócios orienta o desenvolvimento de todos os elementos de sua marca. Externamente, a sua promessa de negócio às vezes é traduzida em e apresentada com um lema ou slogan.

Personalidade da Marca

É a maneira como os clientes veem seu negócio e como eles o entendem. Quando a marca possui uma personalidade clara e forte, ela tem mais chance de conquistar a confiança e simpatia de seus consumidores.

Tom de voz da marca:

“O “tom de voz” é o estilo de linguagem que orienta as peças de comunicação e possui a função de criar tonalidades e modulações que levem a associações, sentimentos e avaliações favoráveis à empresa ou produto.”

Segundo Kotler a forma como a marca conversa com o público. Para chegarmos ao tom de voz, precisamos saber ao certo qual é o público que a loja está falando. Por exemplo: A Vivo usa o tom alegre e bem humorado para fidelizar seus clientes.

(Pag 24 – 31) KOTLER, Philip. Princípios de Marketing

(Pag 27) RODRIGUES, Delano. Naming. A marca e a identidade de marca: Percursos, Conceitos e aplicações.

Brand Idea

“É a relação entre a “marca como objeto” e o público consumidor.” Agregar valor a marca para se diferenciar dos demais concorrentes, fazer com que os participantes possam ter uma visão sistêmica e gestão de suas ofertas por meio da (re)construção de sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com