TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVA-valor econômico de valor agregado

Projeto de pesquisa: EVA-valor econômico de valor agregado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 2

analise os auditores emitem um relatório, onde prescreverá recomendações e as providências a serem tomadas pela administração.

Por tanto, a Auditoria interna desempenha um papel de grande relevância, ajudando a eliminar desperdícios, simplificar tarefas, servir de ferramenta de apoio à gestão e transmitir informações aos administradores sobre o desenvolvimento das atividades executadas.

3. EVA–Economic Value Added

O indicador econômico EVA (Economic Value Added) ou Valor Econômico Adicionado é um indicador do valor econômico agregado que possibilita a executivos, acionistas e investidores ter uma visão da rentabilidade do capital empregado na empresa. Sua finalidade é de avaliar se, a cada ano, a empresa está ganhando dinheiro suficiente para pagar o custo do capital que administra.

O Eva é representado por uma formula:

EVA = LOLAI – C% X TC

LOLAI = lucro operacional liquido após imposto.

C% = custo percentual do capital, ou seja, a remuneração que o acionista deseja.

TC = capital total

Contudo o EVA negativo não significa necessariamente que a Organização esta a beira da falência, mas é um alerta para os dirigentes repensarem suas estratégias.

Como principais da EVA podemos citar:

• Consideração do custo da totalidade dos capitais investidos

• Possibilidade de ajustamentos às distorções contabilísticas

• Relacionado com o valor da empresa

• Utilização do lucro econômico

• Medida periódica que permite uma observação constante entre os objetivos dos acionistas e os resultados dos gestores.

Assaf Neto et al (2002, p. 61) lista quatro abordagens distintas para o EVA:

• EVA – formulação contábil do lucro líquido: a determinação do EVA acontece com a dedução do valor pago para remunerar os recursos captados dos acionistas, também conhecido como capital próprio. Por esta abordagem considera-se que os juros pagos na captação de recursos alheios (capital de terceiros) já foram abatidos das receitas como despesas financeiras, originando o lucro líquido;

• EVA – formulação contábil do lucro operacional: nesta concepção o cálculo do EVA realizado com a subtração dos valores que remuneraram os recursos captados junto a terceiros, bem como o capital próprio, do lucro operacional (ou NOPLAT)

• EVA – formulação financeira do RROI: o cálculo do EVA considera, por este enfoque, a aplicação do percentual do RROI (residual return on investment) sobre o total dos recursos captados (investimento total). O RROI, segundo tais autores, é o “spread entre a taxa de retorno de uma empresa (ROI) menos o seu respectivo custo de capital.”;

• EVA – formulação financeira do WACC: é o enfoque mais tradicional de obtenção do EVA deduzindo-se do lucro operacional (NOPLAT) a parcela resultante do WACC (sigla de Weight Average Cost of Capital,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com