TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flexibilidade Na Era Da Informação

Pesquisas Acadêmicas: Flexibilidade Na Era Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  3.030 Palavras (13 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

Este presente trabalho será realizado sobre o tema ‘’trabalhador ganha com horário flexível’’ com o objetivo de analisá-lo e relacioná-lo com os conteúdos estudados na matéria do semestre e fazer uma pesquisa construtiva para enriquecimento do trabalho a produção textual irá abordar os seguintes assuntos: vantagens e desvantagens da autonomia de horário, organização e estereotipo de profissional na era da informação, análise de artigo publicado pela empresa yahoo, equipe x grupo, processo de grupo, surgimento de equipe, conceitos de sociedade da informação, e tecnologia da informação e opiniões pessoais.

No mundo atual a tecnologia da informação torna a rotina de trabalho cada vez mais ágil, possibilitando a flexibilidade de horário e deixando os profissionais de áreas especificas terem mais liberdade para exercer suas tarefas.

Desta forma as empresas que necessitam de profissionais que trabalhem com mais liberdade em seus horários, acabam obtendo um resultado positivo, pois assim o colaborador passa a trabalhar em horários em que seu trabalho rendera mais. Pois buscará ser eficiente e eficaz, pois sua satisfação reflete na qualidade do serviço que é o que realmente importa para a empresa.

Mas é claro que esta flexibilidade não se faz presente em todas as funções, há casos em que as funções exercidas exigem a presença do funcionário, ou não se é possível à realização do trabalho.

Toda a informação disponível hoje de várias formas e meios, tornam tudo mais fácil e possível para que se possa trabalhar dentro deste sistema de flexibilidade que favorecem a empresa e que também visa o bem estar do colaborador.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ECONOMIA E MODELOS DE GESTÃO:

Flexibilidade na era da informação

Conforme estudado na disciplina de economia e modelos de gestão e após leitura do texto ‘’trabalhador ganha com horário flexível’’ podemos supor que uma empresa que contrata um consultor de recursos humanos com horário flexível tem certas vantagens, tais como: funcionário mais engajado e satisfeito, o funcionário vai cumprir sua jornada dentro do horário escolhido por ele, sem prejuízo do trabalho, será estabelecida uma parceria entre empregador e empregado, o funcionário será muito mais responsável e comprometido. Sem a rigidez do relógio para controlar o início e o fim do expediente, o funcionário fica mais motivados e isto refletirá na produtividade da empresa. Com horário de trabalho flexível, há menos chances de empregados ausentes. Outro ponto importante é que os horários de trabalho flexíveis indiretamente fazem o recrutamento de trabalhadores qualificados, como pessoas gostariam de trabalhar em uma organização que dá liberdade aos seus colaboradores. E é claro que Flexibilidade de horário de trabalho funciona bem para a imagem da empresa como ela se importa em dar liberdade aos seus funcionários

E o horário flexível também irá acarretar vantagens para o colaborador, tais como: será possível que o empregado possa programar melhor sua vida pessoal como poder levar ou buscar filho na creche/escola, praticar atividades físicas, realizar algum curso específico profissionalizante. Os funcionários não se sentem ligados por meio de programação e isto eventualmente promove maior entusiasmo para trabalhar entre eles. O cronograma de horários pode variar de uma organização para outra, mas ele definitivamente implica que uma pessoa decida sobre o dia a tirar uma licença, uma folga um descanso. Mas a flexibilidade no trabalho é a maior vantagem, porque alguns funcionários gostam de trabalhar na noite e outros preferem trabalhar de dia, horários de trabalhos flexíveis dão esta flexibilidade no trabalho, como o empregado pode agendar horários de trabalho de acordo com as regras estabelecidas e suas preferências. .

Nessa era que vivemos é chamada a era da informação ou era pós industrial o ambiente das organizações sofre algumas mudanças dentro desse contexto de instabilidade e transformação dinâmica, uma nova organização se faz presente, na qual a busca pelo lucro não é mas o objetivo final.Outros objetivos são mais importantes, dentre estes essas são algumas mudanças das : superar as expectativas dos seus clientes, desenvolver e fazer crescer os seus colaboradores, encantar seus clientes e ousar. A empresa que ousar mais, que tiver maior espírito empreendedor e manter como um de seus objetivos fundamentais o desenvolvimento da sociedade a qual pertence, triunfará em qualquer ambiente. O objetivo voltado somente para o lucro, dentro deste novo ambiente, torna-se longo prazo. A organização da Era da Informação é a integração de seres humanos que se juntam num projeto, somando qualificações, eliminando os seus defeitos com a intenção de agregar valor à humanidade. Desta forma o aumento na produtividade e a motivação passam a ser o retorno esperado.

Mudando o ambiente organizacional, muda também o estereotipo do homem atual das organizações o novo ambiente das novas organizações precisam, portanto de gerentes como novo perfil, com outras características, com novas competências e habilidades, sendo algumas dessas habilidades e competências: Habilidades humana, conceitual, técnica, Competências intelectuais, comunicativas sociais, comportamentais,organizacionais, etc. Resumindo o perfil ideal é o perfil generalista que compreende não só o como fazer, mas o porquê fazer.

Baseando-se na leitura dos estudos feitos sobre o desenvolvimento da economia mundial, suponho que a evolução das economias e das sociedades ocorre baseada no seguinte modelo: novos conhecimentos levam à novas tecnologias, que levam a mudanças econômicas, que geram mudanças sociais e políticas, isso criam um novo paradigma uma nova visão de mundo.

Agora vou citar o trabalho em casa sobre a visão das empresas: se para os empregados o trabalho em casa é ótimo, para as empresas também oferece muitas vantagens. As empresas têm reduzidos os custos de instalação e custeio, ou seja, com a redução dos custos de produção, a margem de lucro aumenta. A produtividade daqueles que trabalha em casa é de 20% a 40% maior do que o daqueles que cumpre seus horários nas empresas. E vai além: a avaliação do grau de satisfação das empresas com os trabalhadores a distância é 76% positiva.

Fazendo as leituras do artigo ‘’ yahoo acaba com trabalho em casa e põe prática em xeque’’2007, publicada no jornal ‘’O Estado de São Paulo’’ e do texto ‘’ trabalhador ganha com horário flexível’’2013, podemos fazer uma breve reflexão sobre as previsões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com