TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unisul Space Virtual Learning

Tese: Unisul Space Virtual Learning. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  Tese  •  2.394 Palavras (10 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância (AD)

Unidade de Aprendizagem: Marketing

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço Unisul Virtual de Aprendizagem (EVA).

1. De acordo com GOBE et al. (2004) " Como uma das principais exigências do mercado é a atualização constante dos produtos e serviços, tornou-se imperativo que as empresas consigam com uma dose de certeza, vislumbrar o futuro". Sendo assim, dado o caráter instável do atual ambiente de negócios, é determinante e prudente o desenvolvimento de ações que remetam as empresas a permanecerem sustentavelmente competitivas no mercado, através da previsibilidade e da construção de cenários futuros a curto, médio e longo prazo, que reflita precisamente o ambiente de negócio.

Referência: GOBE, Antônio Carlo et al e MOREIRA, Júlio Cesar Tavares [coord.] Gerência de produtos. São Paulo: Saraiva 2004.

Com base nestas considerações em pesquisas sobre o assunto abordado, que podem ser realizadas em sites, revistas, jornais, livros e no material didático da unidade de aprendizagem, desde que devidamente referendados, desenvolva um texto de no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas contemplando: conceitos de marketing e mercado, a importância e o papel da área de marketing no contexto organizacional atual e tendências futuras para esta área. (3,5 pontos)

Resposta:

Ouvimos falar muito na palavra ‘’marketing’’ seja na mídia, nas empresas ou nos bancos escolares ela está a algum tempo inserida no nosso dia a dia e muitas pessoas a confundem com vendas. Para o estudo do marketing um bom começo é distinguirmos marketing das vendas. Enquanto a primeira cuida em apenas ‘’vender’’ a segunda se preocupa em criar, e principalmente manter a venda, agindo com o princípio da relação estável e duradoura entre as empresas e clientes os quais estão inseridos no mercado, local onde ocorrem às transações, as trocas entre as pessoas e as empresas.

O papel que o marketing tem na organização é de tamanha importância que ela deve estar inserida como filosofia em todos os departamentos das empresas, marketing é parte integrante da cultura organizacional das empresas, atentando para as tendências futuras do mercado. O principal desafio é buscar satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, das empresas, se preocupando também em apresentar alternativas para estreitar laços, sem que ocorra de maneira fria, como acontece quando as empresas promovem descontos ao cliente no mês de aniversário. Enfim, o marketing tem um papel de ir ao encontro do desejo de seu cliente satisfazendo – o e buscando manter relações que sejam estáveis e duradouras com os clientes.

2. Realize uma pesquisa na empresa em que você trabalha e entreviste os responsáveis pelos setores de vendas e de marketing. Em seguida, faça uma análise descrevendo as principais funções bem como, a importância das respectivas áreas para a organização, a fim de demonstrar a diferença funcional e a importância da inter-relação entre marketing e vendas para o êxito no desenvolvimento de ações estratégicas e competitivas no contexto empresarial. Caso você ainda não trabalhe, ou seu trabalho não esteja relacionado a setores de vendas e marketing, realize essa pesquisa em uma empresa da sua cidade, próxima a sua casa, de um conhecido seu, etc. Sua análise deve conter no mínimo uma lauda. (3,0 pontos)

Resposta:

Para começar a responder a essa questão, inicialmente refleti na possibilidade de realizá-la na instituição o qual faço parte, que apesar de não ter a palavra vendas como razão principal no seu cotidiano, diferenciando das inúmeras empresas privadas existentes, pode ser estranho, mas as Forças Armadas fazem sim marketing, pois através de seus meios de comunicações e relações com a comunidade nas cidades onde ela está inserida, realizam a ''propaganda'' da instituição.

O Exército brasileiro como uma instituição pública subordinada à Presidência da República tem seu papel para realizar trabalhos em âmbito nacional e até realiza trabalhos em outros territórios, chefiando as ações coordenadas pelas Nações Unidas (ONU) como no caso do Haiti, a MINUSTAH, Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti, o que representa um papel importante no cenário internacional representando todo uma nação.

Dentre às repartições ou seções que compõem as diversas unidades do exército brasileiro existe em cada unidade, o setor de comunicação social também chamada de relações públicas em unidades menores. Para se ter uma melhor visão, uma unidade do exército tem cerca de 600 militares, como um batalhão de infantaria por exemplo.

A comunicação social de uma forma geral preocupa-se em Colaborar na preservação e divulgação da imagem do Exército junto à sociedade, na medida em que preza por divulgar informações corretas, verdadeiras e oportunas. Atualmente, as organizações empresariais tem explícita a missão, visão de futuro, síntese dos deveres, valores e objetivos que norteiam a organização. No Exército brasileiro não é diferente, destacando como missão a:

Contribuição para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais, e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com