TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxograma

Relatório de pesquisa: Fluxograma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  Relatório de pesquisa  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

- O que é?

(APRESENTA OLHANDO PARA A SALA) Fluxograma é um modo representativo de um processo, por isso o mesmo está bastante presente em varias organizações. Diante de tantos processos a gente tem que encontrar uma maneira de organizar tudo, deixar de forma documentada para melhorar o entendimento das pessoas.

(SLIDE) Também chamado de FAP – Fluxo de Análise de Processos, é uma ferramenta gráfica que demonstra a seqüência operacional do desenvolvimento de um trabalho, processo informação ou comunicação.

(SLIDE) Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem.

(APRESENTA OLHANDO PARA A SALA) Ou seja, é a seqüência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.

- Como funciona?

1.1 PADRONIZAÇÃO

(SLIDE) Existe uma padronização da simbologia usada, que é o PADRÃO ANSI - AMERICA NATIONAL STANDARDS INSTITUTE, mas de forma geral, os símbolos são usados pelas principais organizações.

(APRESENTA OLHANDO PARA A SALA) O importante é que a simbologia usada nos fluxogramas seja de conhecimento e entendimento de todos aqueles que fazem uso dos mesmos

 (SLIDE) O fluxograma sempre possui um início, um sentido de leitura, ou fluxo, e um fim. Alguns símbolos básicos são usados na construção de qualquer fluxograma porém eles podem variar.

(APRESENTA OLHANDO PARA A SALA) * Geralmente, usa-se um círculo alongado para indicar o início e o fim do fluxo;

* A seta é usada para indicar o sentido do fluxo;

* No retângulo são inseridas as ações;

* O losango representa questões / alternativas;

+ O losango sempre terá duas saídas;

* As linhas ou setas nunca devem cruzar umas sobre as outras;

* O texto deve ser sempre claro e sucinto;

* Recomenda-se iniciar as ações sempre com um verbo no infinitivo (fazer, dizer...);

- Vantagens

- Representação visual

(APRESENTA OLHANDO PARA A SALA) O fluxograma fornece uma representação visual de um conceito e pode ajudar a torná-lo mais claro. De muitas maneiras, um fluxograma serve como um modelo de informação que você está apresentando.

- Organização

(APRESENTA OLHANDO PARA A SALA) Um fluxograma irá ajudar a identificar e gerenciar os componentes-chave do seu projeto e evitar esquecer qualquer elemento.

-Flexibilidade e controle

(APRESENTA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com