TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos que educam o futuro

Trabalho acadêmico: Projetos que educam o futuro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 5

Este trabalho tem a finalidade refletir a educação no contexto das políticas educacionais e suas implementações, através de programas e projetos sociais. As abordagens deste texto buscam pensar em que medidas essas ações são qualitativas ou meramente paliativas para repensarmos nossa prática e redimensionar o trabalho pedagógico, para além do assistencialismo, apesar dos limites impostos pelas Políticas Educacionais.

A metodologia utilizada consiste em buscar uma solução para a indisciplina,auto índice de evasão e repetição escolar . O estudo evidenciou que historicamente, as políticas e ações do governo, são articuladas de forma a garantir os interesses econômicos e políticos de uma condição que ofereça oportunidade real de crescimento pessoal e profissional dos indivíduos, pois isto, é contraditório a um sistema que prima pela manutenção da desigualdade social, mesmo que de forma mascarada. Enquanto não se repensar uma forma de justa distribuição de renda, estará estabelecida esta contradição social. Entretanto, com profissionais envolvidos com a transformação social e com competência técnica, poderão dentro de limites, naturalmente, procurar desenvolver um trabalho que caminhe para além do assistencialismo e de forma prazerosa,onde tanto alunos quanto professores possam sentir as mudanças ocorridas e gostar do resultado.

PALAVRAS CHAVES:Projetos- Evasão escolar – Políticas Educacionais –

Assistencialismo.

Sumário

1.Introdução...............................................................................................03

2.Projetos que educam para o futuro.........................................................04

3.Conclusão...............................................................................................05

4.Referências.............................................................................................06

Introdução

O presente trabalho, justifica-se,a pedido do curso competências básicas,como trabalho de conclusão final ,propor uma tentativa de solucionar eventuais problemas escolares que surgem em nossas instituições e pela necessidade de atender as crianças e adolescentes que estudam em escolas públicas, no âmbito esportivo, educativo, formativo, cognitivo e sócio-afetivo.

Justifica-se também por oportunizar, aos integrantes , a participação em palestras educativas e intercâmbios esportivos e educativos, promovendo atividades que contribuirão na ampliação do nível cultural.

Com intuito de motivar e incentivar as crianças e adolescentes a permanecerem na escola e haver maior índice de aproveitamento e aprovação ,o projeto visa contribuir para uma educação de qualidade .

Tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a

participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e de autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades. As atividades serão pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas.

Projetos que educam para o futuro

O FNDE é um importante programa que tem como finalidade viabilizar algumas situações para o bom desenvolvimento da educação. Com o apoio do FNDE muitos recursos são destinados a capitais e municípios para serem aplicados corretamente no que for de maior urgência. Os recursos são repassados para atenderem progressivamente a carência dos municípios, escolas e alunos, especialmente nas grandes cidades nas quais se verifica um maior número de evasão escolar e analfabetismo, associado à grande vulnerabilidade e distorção social.

Uma sugestão ,em relação a estimular a frequência escolar dos alunos, é oferecer oportunidade da criança participar de projetos alternativos trazendo a ideia de tornar as escolas públicas de educação básica espaços alternativos para o desenvolvimento de atividades complementares ás ações educacionais, nos períodos contrários que o aluno estuda, melhorando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com