TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Medindo Futuro

Por:   •  31/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 8

Projeto      Medindo Futuro 2015

Associação Comunitária Clave de Sol

Patrícia de Paula


Dados da Entidade Mantenedora

Nome: Associação Comunitária Clave de Sol

CNPJ: 05.536.162/0001-62

 Endereço: Estrada das Palmeiras, 869                 

CEP: 06872-240

 Bairro: Parque Yara Cecy        

Município: Itapecerica da Serra - SP

 Telefone: (11) 4667.7708                 

 E-mail administrativo@clavedesol.org.br

Site: www.clavedesol.org.br

Identificação do Responsável pelo Projeto

 Nome: Stefan Siemons

 RG:RNE V305536-Z

Endereço: Estrada das Palmeiras, 867

Cidade Itapecerica da Serra - SP                    

CEP: 06872-240

Telefone: (11) 4666 3970              

E-mail: contato@luthiersiemons.com.br

Caracterização Socioeconômica da Região

 Localização

Itapecerica da Serra – Parque Yara Cecy

 Área de abrangência

A Rede de Proteção Integral de Itapecerica da Serra desenvolveu um diagnóstico do município, e a partir de tal pesquisa foram levantados alguns dados sobre as comunidades atendidas pela Associação Comunitária Clave de Sol. As regiões atendidas são: Jardim São Marcos, Parque Yara Cecy, Nissalves, Sampaio e Jardim das Palmeiras. Sobre as estatísticas de proteção integral, estão definidas segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente: profissionalização e proteção no trabalho, convivência familiar e comunitária e vida e saúde são considerados segundo critério de avaliação, de garantia média; e educação, esporte e lazer são considerados de boa garantia (pela boa influência da Associação na região); o índice de evasão escolar com crianças é de garantia alta, já de adolescentes fora da escola, a garantia é precária.

Caracterização  dos beneficiários  

300 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e 11 meses, moradores de Itapecerica da Serra, em situação de vulnerabilidade social.        

Descrição do Projeto

 Título do Projeto

           Medindo o Futuro

        Segmento: Crianças e Adolescentes                

Prazo de Execução

        12 meses

Justificativa

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente: “No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos, próprios do contexto social da criança e do adolescente, grarantindo-se a estes, a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura.”, assegurado pelo artigo 58º, título II dos direitos fundamentais; capítulo IV do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao  lazer.

A Rede de Proteção Integral de Itapecerica desenvolveu um diagnóstico do município; e a partir de tal pesquisa foram levantados alguns dados sobre as comunidades atendidas pela Associação são: Jardim São Marcos, Parque Yara Cecy, Nissalves, Valo Velho e Jardim das Palmeiras. Sobre as estatísticas de proteção integral, estão definidas segundo o ECA: profissionalização e proteção no trabalho, convivência familiar e comunitária e vida e saúde são considerados segundo critério de avaliação de garantia média e educação, esporte e lazer são considerados de boa garantia (pela boa influência da Associação na região); o índice de evasão escolar com crianças é de garantia alta (2,53%), já de adolescentes fora da escola, a garantia é precária (35,86%).

A associação optou por atender e desenvolver projetos nesta comunidade pela baixa qualidade de vida na região. Entende-se por qualidade de vida, o direito a convivência familiar e comunitária, a dignidade de apropriar-se dos espaços da cidade, ter possibilidade de arrumar empregos melhores, oportunidade de formar-se um cidadão crítico-reflexivo, ciente do seu papel perante a comunidade/ sociedade.

O projeto Medindo o Futuro está diretamente ligado ao Projeto Ciranda das Artes (projeto este que atende 140 crianças, adolescentes, jovens e adultos), mantendo oficinas sócio-educativas, saídas culturais e eventos.

Ampliar a atuação do projeto é permitir que o Medindo o Futuro leve e traga sorrisos e oportunize este ir e vir das Artes Integradas, na participação de jovens e comunitários na multiplicação da Arte.

 Objetivo Geral

Oferecer à crianças e adolescentes, na faixa etária entre 6 à 17 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade pessoal e social, um espaço de convivência e aprendizagem, no período complementar ao horário escolar.

Objetivos Específicos

  • Proporcionar a inserção e frequência escolar, propiciar o bom desempenho ;
  • Fortalecer as relações sociais e afetivas, com vista no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em seus aspectos físico, mental, cognitivo e social;
  • Resgatar a autoestima e a reorganização familiar;
  • Oferecer atividades prazerosas que possibilitem a expressão artística, o conhecimento, lazer e apoio escolar;
  • Acessibilizar bens e serviços públicos contribuindo para desenvolvimento físico, intelectual, psicossocial e educacional.

Publico alvo

Crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos e 11 meses, moradores de comunidades vulneráveis socialmente e ou que sofram de alguma violação de direitos da criança e adolescente (assegurados pelo ECA).

 Meta

Atender 300 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos e 11 meses, oferecendo oficinas culturais, como, artes plástica, teclado, violino, violão, percussão, bateria, sopros metais e sopros madeiras por um período de 12 meses.

Critérios de Elegibilidade

Para participar do Projeto Medindo o Futuro serão priorizados os encaminhamentos das principais ameaças e violações de direitos da criança e do adolescente (segundo artigo 4º do ECA).

Além dos beneficiários diretos, já participantes, atende-se também à encaminhamentos do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e escolas da região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (190.7 Kb)   docx (109.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com