TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonte Do Direito

Trabalho Universitário: Fonte Do Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO SOBRE FONTES DO DIREITO

1) O que são fontes do direito?

Correspondem aos modos de formação e revelação de regras jurídicas, sendo consideradas o local de origem do direito, por isso envolvem leis, jurisprudências, costumes, doutrinas, princípios e outros inerentes ao direito.

2) O que são fontes materiais do direito?

Diz respeito ao organismo que tem poderes para sua elaboração e criação.

3) O que são fontes formais do direito?

As fontes formais do direito são aquelas pela qual o direito se manifesta. As fontes formais podem ser imediatas e mediatas. E inclui as fontes formais imediatas, que são as normas legais, e as fontes formais mediatas, que correspondem aos costumes, os princípios gerais do direito a jurisprudência e a doutrina.

4) Se fossemos hierarquizar as fontes do direito, como o faríamos no sistema romanístico? E no sistema anglo americano? Por quê?

No sistema romanístico, a hierarquia das fontes do direito tem-se o primado do processo legislativo, com atribuição de valor secundário às demais fontes do direito.

Já no sistema anglo americano, a hierarquia das fontes do direito evidencia que o direito se revela acentuadamente pela utilização dos usos e costumes jurídicos e pelo exercício do poder jurisdicional.

A diferença entre a hierarquia dos dois sistemas se justifica no contexto histórico e cultural, tendo em vista que o sistema romanístico se fortaleceu após a Revolução Francesa, quando a lei passou a ser considerada a única expressão autêntica do Estado, e o anglo americano deixou de lado, o direito criado por inspiração legislativa, os enunciados normativos.

5) Como fonte formal do direito, o que é uma lei?

É a mais importante fonte do direito. É abstrata e permanente, proclamada obrigatória pela vontade da autoridade competente e expressa em uma fórmula escrita, para diferenciá-la das regras costumeiras. Portanto, é uma regra ou um conjunto ordenado de regras, que só existe tecnicamente quando a norma escrita é constitutiva de direito, com caráter obrigatório.

6) O que é uma lei em sentido amplo e lei em sentido estrito?

A lei em sentido amplo corresponde a todo e qualquer ato que descrever e regular uma determinada conduta, mesmo que esse ato não vier do Poder Legislativo, seria considerado como lei.

E a lei em sentido estrito é resultado da elaboração do Poder Legislativo apenas e contasse com todos os requisitos necessários, tanto os que dizem respeito ao conteúdo, que indicaria a descrição de uma conduta abstrata, genérica, imperativa e coerciva, quanto relativos à forma, que se verificam no processo de sua elaboração dentro do Poder Legislativo, bem como na forma de sua introdução no mundo jurídico.

7) Por que se diz que a Medida Provisória é lei em sentido amplo, mas não é lei em sentido estrito?

Porque ela é uma atribuição do Presidente da República, que, diante de uma situação de urgência e relevância, edita uma norma, para somente depois passará pela avaliação do Poder Legislativo.

8) O que é uma lei em sentido formal e lei em sentido formal material?

A lei em sentido formal corresponde aquelas que mesmo sendo resultado de um correto processo de elaboração, apresentam falhas de conteúdos, por não descrever uma conduta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com