TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes De Financiamento

Ensaios: Fontes De Financiamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

FONTES DE FINANCIAMENTO A CURTO PRAZO

Conforme uma empresa incorre em montantes cada vez maiores de financiamento a curto prazo sem garantia, ela atinge um nível máximo, além do qual os fornecedores de fundos a curto prazo acham que a empresa oferece demasiado risco para se conceder mais crédito sem garantia. Este nível máximo está intimamente relacionado com o grau de risco do negócio e o histórico financeiro da empresa, entre outros fatores.

Os principais organismos de que concedem financiamento através de fundos especiais são: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF).

Existem diversas fontes alternativas de financiamento de curto prazo, isto é, financiamentos com um prazo de exigibilidade até um ano. Os mais relevantes são:

• No desconto de duplicatas a empresa obtém de um banco comercial um empréstimo de recursos, cujo prazo é igual a distância entre o momento em que a empresa recebe o valor efetivo emprestado, e o momento em que deveria ter a sua disposição os fundos envolvidos.

O desconto de duplicatas oferece à sua empresa liquidez imediata nas vendas feitas a prazo. Para isso, este desconto utiliza as duplicatas emitidas pela empresa para antecipar os recursos decorrentes desse tipo de vendas. Em algumas instituições bancárias como CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, o desconto de duplicatas é uma operação de crédito destinada às micro e pequenas empresas comerciais, industriais ou prestadoras de serviços, clientes da CAIXA, que desejam antecipar o fluxo financeiro da empresa por meio do desconto de títulos de sua emissão. Com ele, você adquire crédito sem destinação específica e conta com os serviços da CAIXA, que se responsabiliza por efetuar a cobrança das duplicatas dos clientes da sua empresa. É permitido o desconto de, no máximo, seis duplicatas de cada cliente da empresa, simultaneamente na carteira.

Possui alguns encargos como: juros remuneratórios prefixados, cobrados antecipadamente na concessão da operação, IOF conforme legislação vigente, tarifa de concessão de desconto, cobrada a cada concessão de borderô, tarifas do Serviço de Cobrança, por título, conforme tabela de tarifas. Quando houver entrada de mais de um borderô (valor pago por cada duplicata) no mesmo dia, será cobrada apenas uma tarifa.

• Os empréstimos bancários em conta corrente podem ser chamados também de linha de crédito. O banco comercial se compromete a conceder a uma empresa um crédito numa conta corrente que pode ser movimentada à vista.

• O crédito direto ao consumidor (CDC) é indiretamente uma fonte de recursos para as empresas, uma vez que ao facilitar ao comprador a aquisição de um bem durável, o mercado financeiro indiretamente financia e contribui para a sustentação de maior volume de vendas por parte das empresas produtoras e comercializadoras desses bens.

Atualmente o CDC é utilizado para a compra de automóveis, pela facilidade de contratação e pelas taxas menores de juros cobradas. Há uma tabela para o pagamento com parcelas fixas e juros pré-fixados. O valor a ser contratado e o valor das parcelas pode ser simulado através da internet. Após escolher o plano adequado, basta confirmar a opção do crédito e validar a operação em um caixa eletrônico.

O CDC – Crédito Direto ao Consumidor – é indicado para pessoas físicas e oferecido aos clientes correntistas de um banco como parte de um pacote de serviços, com limites já pré-aprovados em função do rendimento mensal comprovado no cadastro do cliente.

O CDC também pode ser utilizado para o financiamento da entrada do pagamento de casa própria, complementado por outro tipo de empréstimo. O valor das prestações deve ser somado ao valor das parcelas do financiamento, o que exige um bom planejamento financeiro.

• O crédito mercantil é uma fonte de recursos que pode ser denominada de fonte espontânea de recursos financeiros e é representada pela possibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com