TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas Práticas de Amenizar o Preconceito no Processo Seletivo

Por:   •  23/5/2019  •  Resenha  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha

Identificação

Disciplina

Recrutamento e Seleção

Professor

Aluno (a)

Unidade

Rio Comprido

Telefone

e-mail

Análise do Texto

Título do Texto

7 formas práticas de amenizar o preconceito no processo seletivo

Autor (es)

Rebecca Knight – Harvard Business Review

Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)

Processo Seletivo

Vieses

Estratégias

Aptidões

Apreciação Crítica

        O texto discorre sobre formas de amenizar os vieses e injustiças que podem ocorrer durante processos seletivos como, por exemplo, o racismo inconsciente ou a discriminação por idade ou sexo. Segundo as informações apresentadas, os profissionais que realizam esses processos acabam apresentando um julgamento crítico e problemático, que é um efeito gerado justamente por esses vieses inconscientes. Imbuidos deles, tomam decisões favorecendo um determinado indivíduo ou grupo e, prejudicando outros. Além disso, podem influenciar e prejudicar a diversidade no ambiente de trabalho, a contratação, as promoções e a qualidade das atividades realizadas na empresa. E, se não forem reconhecidos e contidos, esses vieses podem acabar definindo a cultura e também as normas daquela determinada instituição.

            Um ponto muito relevante apresentado, é o fato de que não associamos pessoas de determinados sexos para algumas profissões e que existe a necessidade de ver para acreditar que um indivíduo de um sexo específico possa desempenhar aquela função. Essa situação é exemplificada através da presença de professores homens trabalhando com crianças pequenas no jardim de infância ou uma mulher trabalhando na área de engenharia. Fica explicito que existe um julgamento prévio de que a atuação com crianças no jardim de infância deva ser exercida por uma mulher e que a área da engenharia cabe aos homens. Fica claro então que podem ser utilizados critérios diferentes na hora de contratar, promover e avaliar o desempenho dos candidatos e funcionários. Diante disso, ressalta a importância e necessidade de aprender a amenizar os vieses das práticas e procedimentos. Para tal, algumas estratégias significativas são: buscar compreender sobre esse tema; reformular as descrições do cargo; focar no que realmente importa em um currículo; aplicar um teste com tarefas do cargo almejado; padronizar as entrevistas; avaliar a simpatia do canditado, se considerar um importante quesito e estabelecer metas de diversidade.

           Com relação à buscar compreender sobre esse tema, primeiro ponto destacado, é preciso que os gestores da empresa pensem maneiras de simplificar e ao mesmo tempo padronizar o processo de seleção. Porém, antes disso, devem buscar entender e reconhecer quais as discriminações que ocorrem durante esse processo e como elas acontecem. É necessário que haja um treinamento acerca do tema para os funcionários, visando à conscientização do grupo. Nesse treinamento, a equipe pode perceber que todos possuem esses vieses inconscientes e, que cada um possa se identificar com aqueles que lhe são próprios. Através desse movimento busca-se criar um diálogo corporativo sobre o assunto e refletir sobre às providências que a empresa deve tomar para que possa minimizá-los o máximo possível.

          O segundo ponto salientado refere-se a reformulação das descrições do cargo, visto que os anúncios de emprego são de grande importância para que a instituição possa contratar com competência. Para além disso, de forma geral, são o primeiro contato e impressão sobre a cultura de uma empresa. Por isso, é preciso pensar sobre cada palavra a ser escrita no anúncio, pois podem causar grande impacto, tomando cuidado principalmente com palavras que apresentam estereótipo sexista.

          Quanto ao item sobre a importância de focar no que realmente importa em um currículo, deve-se realmente dar uma chance a todos os candidatos, ou seja, levar em consideração somente suas qualificações, aptidões e o que cada pessoa pode acrescentar a empresa. Cita-se inclusive o exemplo de alguns nomes próprios que acabam recebendo menos oportunidades do que outros durante um processo seletivo. Buscando diminuir esses vieses preconceituosos, que acabam excluindo automaticamente alguns aa

candidatos, por mais preparados e capacitados que sejam, ressalta-se a alternativa de utilização de softwares que ocultem informações desnecessárias para o processo seletivo. Dessa forma, ajuda a aumentar as chances de incluir os canditados mais relevantes para a entrevista para aquele determinado cargo.

           Aplicar um teste com tarefas do cargo no qual deseja ocupar também é uma forma de amenizar essas injustiças. Colocar em candidato em contato com tarefas que executará depois de contratado auxilia a observar seu desempenho, ou seja, pedir que eles resolvam problemas e situações referentes e cotidianas ao cargo ou que façam um teste de aptidão contribui para avaliar a qualidade do trabalho de cada um.

          A padronização das entrevistas, ou seja, do processo seletivo é outro quesito de grande relevância. É preciso realizar entrevistas estruturadas em que todos os candidatos respondam as mesmas perguntas e tenham as mesmas oportunidades. Nesse momento, o entrevistador irá focar nos fatores que impactam de maneira direta no desempenho do candidato. Aconselha-se a utilizar uma tabela de desempenho para avaliar as respostas de cada um. Afirma-se ainda, que o ideal é que o entrevistador não saiba com relação ao desempenho dos candidatos em outras etapas anteriores, justamente por esse julgamento inconsciente que é realizado. O grande objetivo é que a entrevista seja uma etapa para coletar informações, sendo idenpendente das outras.

            A simpatia do candidato também pode ser um quesito a ser avaliado, caso a empresa considere relevante. Porém, é considerado um quesito desafiador, pois é um aspecto bastante subjetivo. No entanto, se a empresa acredita que seja fundamental, deve-se avaliar a simpatia dos candidatos da mesma forma como são avaliadas as aptidões, através de uma tabela com uma pontuação.

          Não menos importante, é necessário estabelecer metas de diversidade até mesmo porque muitas pesquisas vem mostrando que a diversidade no ambiente de trabalho acarreta vantagens significativas para as empresas. Aponta-se também que ao terminar um processo seletivo os líderes devem realizar um balanço para ver se conseguiram atingir suas metas ou o quão perto chegaram delas, realizando assim um monitoramento do seu progresso.

          Por fim, ressaltamos que é de suma importância fazer uso dessas estratégias com o intuito de amenizar os vieses e injustiças que podem ocorrer durante os processos seletivos. E, assim, ter um olhar mais cuidadoso e sensível, focando nas qualificações e aptidões dos candidatos, dando a todos a mesma oportunidade de mostrar seu potencial, ao invés de julgar sua aparência, nome, sexo, idade e até personalidade insconscientemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com