TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de gestão produtiva

Tese: Formas de gestão produtiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Tese  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

Formas de gestão produtiva:

Clássica: É o modelo produtivo com estrutura hierárquica que traz uma cadeia de comando clara, quase de natureza militar, onde a gestão tem o papel de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Cogestão: Tentativa de integrar a criatividade e a iniciativa operária ao processo produtivo de ordem capitalista (aumento de produtividade é igual a lucros maiores).

Autogestão: Este modelo rompe com o esquema convencional de poder do grupo gerencial nas empresas cedendo lugar à criação de experiências de gestão que buscam a especialização através da criação de cooperativas ou associações dententoras da maioria do capital e dos meios de produção (não existe patrão)

Empresas ambientalmente responsáveis:

A empresa demonstra sua responsabilidade social ao comprometer-se com programas sociais voltados para o futuro da comunidade e da sociedade. O investimento em processos produtivos compatíveis com a conservação ambiental e a preocupação com o uso racional dos recursos naturais também têm importante valor simbólico, por serem de interesse da empresa e da coletividade. Algumas empresas que tem sistemas ambientalmente responsáveis:

3M

VALE

SAP

Sistemas de produção que levam em conta a responsabilidade social:

Governança corporativa: é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre os sócios, o Conselho de Administração, a Diretoria e os órgãos de controle. As boas práticas de Governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para sua longevidade. Seguem os 4 princípios fundamentais:

Transparência: disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seus interesses, além daquelas que obrigatoriamente devem ser mostradas.

Equidade: tratamento justo de todos os envolvidos, com ética e em repudio a atitudes discriminatórias.

Prestação de contas: os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação, assumindo as conseqüências de seus atos e omissões.

Responsabilidade corporativa: os agentes de governança devem zelar pela sustentabilidade das organizações, visando sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.

“Hoje, nos debates entre organizações mundiais (ambientais) e países industrializados, a produção industrial e a questão ambiental é considerada o ponto central”

A preservação do meio ambiente tem se tornado cada vez mais, foco de preocupação da sociedade e os agentes envolvidos demonstram de forma bastante dinâmica suas ambições e expectativas. O cidadão comum espera que o poder público faça legislações que sejam cada vez mais restritivas e severas para disciplinar as condutas ambientais e que fiscalizem de forma eficaz o cumprimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com