TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação De Docêntes

Artigo: Formação De Docêntes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  2.205 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Marilia Branco de Miranda, RU, 900112 TURMA: 2012/08.

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL- ENSAIOS SOBRE A AULA

Narrativas

Lençóis Paulista

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Franciele de Miranda, RU: 900039 TURMA: 2012/08.

Marilia Branco de Miranda, RU, 900112 TURMA: 2012/08.

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA

PROFISSIONAL- EDUCAÇÃO ESPECIAL

Relatório Pesquisa e Prática Profissional – Educação Infantil apresentado a UTA – Infância e ludicidadeno curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER. Tutor Local: Tamara Godoy

Centro Associado: Lençóis Paulista

Lençóis Paulista

2013

1 INTRODUÇÃO

Trabalho tem como objetivo apresentar definições de pesquisa e prática profissional. A pesquisa permite a aproximação das práticas que acontecem nas escolas, para a partir delas, refletir e relacionar teoria e prática pois a pesquisa envolve uma série de procedimentos necessários para que seja realizada e concluída de forma satisfatória.

A pesquisa é importante pois desenvolve conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias a pesquisa como principio educativo, qualificando a ação docente para uma atuação critica e transformadora nos diferentes e complexos contextos da prática educativa.

A metodologia adotado durante a realização desse trabalho foi por pesquisa bibliográficas de autores consagrados.

2 A escola e a docência : determinações históricas

De acordo com Araújo entendemos a escola como lugar historicamente destinado a docência na intenção de fazer cumprir certas finalidades formadoras, próprias em cada temporalidade. Tais finalidades determinavam o modo típico como a escola buscou conectar-se com a sociedade em cada época e lugar.

Alguns significados da docência aparecem no cotidiano como herdados, como dados inquestionáveis, assim a cultura escolar vai se perpetuando em práticas e meio específicos como organização dos tempos, as rotinas, os modos de agir, os instrumentos de avaliação, o mobiliário, a divisão de turmas, a circulação dos sujeitos nos espaços escolares, entre outros artefatos que conduzem o trabalho pedagógico.

Com o passar do tempo, os autores demonstram novas necessidades educacionais, assim uma nova ordem estava emergindo e uma nova escola se fazia necessária (Frago, Escolano, 1998).

2 TRABALHANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

De acordo com Bergamo a pesquisa em contexto educativo constitui em si mesma uma prática instigante, uma vez que permite inúmeras reflexões em torno dos aspectos pedagógicos, administrativos, políticos, filosóficos, etc...

A pesquisa é muito importante sem ela não há ciência, sem a pesquisa não existe o que provar e senão há o que provar logo não há ciência.

Segundo Bergamo a pesquisa se constitui como um dos princípios científicos e educativos mais significativos para a construção do conhecimento, sendo indispensável à formação do futuro docente.

De acordo com Justino encontramos varias definições sobre educação, ensino e pesquisa. Há definições que se referem ao ensino como a ação unilateral o professor detém todo o conhecimento cabe ao aluno somente aprender.

A educação está inserida num contexto mais amplo, no qual existem vários envolvidos no processo de aprendizagem além do conteúdo, professor e aluno.

Já em relação à pesquisa, a literatura refere-se ela como sendo apenas voltada para prática docente, ou seja, em sua prática cabe o professor a busca pela melhoria de suas ações pedagógicas.

Podemos dizer que a educação é um campo amplo do conhecimento, em que o ensino está inserido para que aconteça a aprendizagem. A educação ensino e aprendizagem são processos que acontecem com o individuo em decorrência das influencias do meio onde está inserido.

O termo ensino remete-se ao professor, e aprendizagem, está direcionada ao aluno. A educação se dá em relação de seus participantes: professor, aluno e o ambiente, bem como o material didático utilizado, que facilita o bom andamento desse processo, no qual interação e integração dos primeiros são relevantes para a manutenção do interesse dos alunos. Outro aspecto importante a ser considerado está direcionado a diferentes situações didáticas que permitam aos sujeitos envolvidos interagirem com o objeto utilizado para o processo e aprendizagem, ou seja, os materiais didáticos (JUSTINO, 2011).

Segundo Justino (2011) o principal elo entre a escola e o aluno é o professor, que é também um pesquisador, pois, para que possa acompanhar as constantes transformações e modificações é necessário estar se atualizando.

O profissional precisa estar preparado para possíveis desafios que ele venha encontrar, se ele for um profissional que vive em constante pesquisa ele será atualizado e estará preparado para mudanças possíveis o que lhe ajudará a fazer as mudanças necessárias voltadas para a educação.

É coerente afirmar, portanto, que a origem das creches é marcada por uma imagem excludente e discriminatória, sendo considerada como equipamento para pobres. No contexto brasileiro a criança, até os anos finais da década de 1980, nunca foi objeto de cuidado e educação por parte do Estado. É preciso pontuar que quando houve atendimento, foi sob a mera figura do.

Amparo/assistência e não do direito. O resgate histórico da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com