TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação De Preço De Um Produto

Trabalho Universitário: Formação De Preço De Um Produto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  2.448 Palavras (10 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE IBITINGA – FAIBI

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Jeniffer Lopes da Silva

Joyce Helena Santana

Priscila Lemos Pigossi

CONTABILIDADE DE CUSTOS

IBITINGA/SP

2014

EPÍGRAFE

“Existem dois tipos de riscos: Aqueles que não podemos nos dar ao luxo de correr e aqueles que não podemos nos dar ao luxo de não correr”.

Peter Drucker

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

1. ENTENDENDO GASTOS 7

1.1 CORTINA DE CABO DE VASSOURA 10

1.2 FICHA TÉCNICA 11

1.3 APURAÇÃO DO CUSTO DA MÃO-DE-OBRA 12

1.4 CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO 13

1.5 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 15

1.6 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

INTRODUÇÃO

Este trabalho faz parte da disciplina Contabilidade de Custos, do curso de Administração oferecida pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga, sob orientação da Professora Sandra Cosin. Este trabalho visa analisar os gastos incorridos na fabricação da cortina de cabo de vassoura.

O estudo de caso real torna o curso mais dinâmico e fiel à realidade da economia atual, facilitando o aprendizado e a assimilação de conceitos fundamentais para uma análise e apuração dos gastos incorridos na fabricação dos produtos.

O cenário de atuação das empresas torna-se a cada dia mais competitivo e exigente, tornando as informações, um grande diferencial competitivo. Por isso a gestão de custos dentro de uma empresa é de suma importância. É através dela que os administradores tomam decisões que definem o rumo da empresa.

Desenvolvemos este trabalho com os conceitos aprendidos em sala de aula. Identificamos quais são os tipos de gastos que incorrem na fabricação de um produto em todo o processo produtivo, desde a aquisição da matéria prima até ao produto final.

1. ENTENDENDO GASTOS

Em todas as áreas do conhecimento humano, principalmente quando se trata de pesquisas científicas no campo das ciências sociais aplicadas, como é o caso da Contabilidade, em que esse conhecimento precisa ter aplicação prática nas organizações, os termos, palavras e expressões precisam ser muito bem definidos. Isto é necessário por dois motivos: para se construir uma estrutura conceitual forte, com bases teóricas sólidas e para que as mensagens sejam compreendidas corretamente pelas pessoas, minimizando-se a probabilidade de ocorrência de deficiências no processo de comunicação.

Portanto, para garantir a eficiência e a eficácia do processo de informação e de comunicação, é necessário definir claramente cada termo relevante, pois, por ser a Contabilidade a linguagem dos negócios, ela tem de ser clara, direta e objetiva.

Desembolso em uma situação pessoal, significa retirar dinheiro do bolso. Na linguagem empresarial, a palavra desembolso tem o significado de extrair um montante do caixa para pagar algo que a empresa adquiriu, seja um bem ou serviço. Neste sentido, desembolso é todo valor que a empresa paga resultante da aquisição de um produto ou serviço. Este desembolso poderá ocorrer antes, durante ou após as aquisições, dependendo da forma em que foi contratado.

Gasto é a compra de bens ou serviços que vai originar um desembolso da empresa. Normalmente este desembolso é representado pelo pagamento. Observe-se que o gasto somente se concretiza quando os bens adquiridos passam a ser de propriedade da empresa. O gasto ainda poderá ocorrer de maneira involuntária como é o caso de perdas ou desperdícios.

A partir do momento em que o gasto vai gerar um desembolso para a empresa, o seu conceito vai ficando mais abrangente.

Devido a sua grande amplitude, os gastos são classificados em alguns elementos fundamentais: custo, despesa, investimento, perda e desperdício.

Investimento é todo gasto ocorrido na aquisição de bens que serão estocados pela empresa até o momento da sua utilização, isto é, de seu consumo. Também são considerados investimentos os valores que a empresa gasta na aquisição de bens patrimoniais, como máquinas, equipamentos, instalações, etc.

Uma característica natural do ponto de vista da empresa que efetua investimentos é a esperança de que eles proporcionem retorno para a instituição. Isto significa que, em algum período de tempo, o valor investido deverá retornar para a empresa.

No caso da compra de matérias-primas, a empresa sempre estará pensando no retorno desta aquisição, a partir do momento em que vender os produtos acabados que foram fabricados com as matérias-primas adquiridas. A seguir são citados alguns exemplos de investimentos:

• Compra de um imóvel para utilização pela empresa;

• Aquisição de móveis e utensílios;

• Compra de matéria-prima que será estocada antes da sua utilização pela produção;

• Aquisição de máquinas e equipamentos para a empresa.

Custo é o gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Para que um gasto seja caracterizado como custo deve satisfazer a dois requisitos: a ocorrência de consumo, utilização ou transformação de um recurso econômico e o objetivo de produzir bens ou serviços. Observe-se que o custo somente ocorre na atividade produtiva, constituindo-se, desta forma, em elemento inerente ao processo de produção da empresa.

Portanto, custo significa o valor monetário de recursos utilizados no processo de obtenção ou de elaboração de determinado bem ou serviço. Desta forma é fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com