TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação E Prática Do Educador De EJA E O Método Paulo Freire.

Monografias: Formação E Prática Do Educador De EJA E O Método Paulo Freire.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  1.428 Visualizações

Página 1 de 2

Formação e prática do educador de EJA e o Método Paulo Freire.

O educador de jovens e adultos deve produzir uma troca de experiência, entre professor e aluno, não deverá apenas ensinar e sim aprofundar-se no mundo dos educandos ensinando e aprendendo com eles deverá ser o mediador na alfabetização repensando sobre sua prática e pesquisando em outras maneiras de melhor adequação para cada perfil de seu aluno em sala, o educador irá além de fazer uma prática pensada ele refletirá em um modo onde seu aluno vai vivenciar em uma realidade social.

O método Paulo Freire consiste no respeito as experiências vividas com o educando referindo o aluno como um ser social capaz de grandes mudanças, onde a alfabetização torna-se a libertação do educando, o aluno EJA não é uma tabula rasa, ele tem o conhecimento do mundo e da vida onde a sociedade muitas vezes os exclui e os olham como incapazes o professor deve estar em constante informação para que esse preconceito seja anulado.

Esse método nos mostra o que há de mais novo para ensino EJA que é a combinação na construção de um método e um processo de aprendizagem tanto na leitura, escrita e sociopolítica levando o educando a pensar sobre seu lugar na sociedade.

No processo de alfabetização o educador deve fazer adequações dos métodos usados para alfabetizar as crianças tirando a infantilização, possibilitando uma aprendizagem não mecânica e sim a qual integre, abrange e compartilhe o seu conteúdo ideológico lembrando sempre na constante recriação as práticas educativas.O educador precisa sempre estar em interesse em ampliar os seus conhecimentos para desenvolver técnicas diferenciadas de aprendizagens.

A formação do educador EJA deve estar em processo permanente sem separação onde teoria e prática devem ser trabalhadas juntas, e para esse desempenho há cinco principais métodos: observação e registro, análise da prática, estudo, avaliação e planejamento. E esse processo não é simples exige tempo e condição para aprender de ambos lados.

O papel do professor está em enriquecer o material didático, buscar novos conteúdos materiais onde mostre realidades e necessidades dos seus alunos, caminhar com ele em sua trajetória de aprendizagem, aprofundar os seu conhecimentos, fazer de seus alunos sujeitos críticos, valorizar a cultura de seus alunos e da sociedade em qual ele vive, é educar e construir. E sempre entender que ensinar exige paciência, pesquisa, saber escutar, dialogar, ter disposição para mudar e aprender.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire”

Referências:

Souza, Maria Antônia de. Educação de jovens e adultos / Maria Antônia de Souza – 3.ed. rev., atual. E ampl.- Curitiba: Ipex,2012 PLT 561

http://cantinhodesugestoesparaeja.blogspot.com.br/2010/03/metodo-paulo-freire.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com