TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Professor da Eja e Influência Paulo Freire

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  1.968 Visualizações

Página 1 de 2

O papel do professor da Eja e influência Paulo Freire

A educação de jovens e adultos é uma  modalidade de ensino amparada por lei  e voltada para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade apropriada.

Sabe- se que o papel do docente e de fundamental importância no processo de reingresso do aluno às turmas da Eja. Por isso o professor da Eja deve também, ser  um professor especial, capaz de identificar o potencial de cada aluno adulto que vê seu professor como um modelo.

É preciso que todos compreenda que alunos da Eja vivenciam problemas como preconceito ,vergonha, descriminação, críticas e etc.

O papel do professor da Eja e compreender melhor aluno e sua realidade diária. Enfim  acreditar nas possibilidades  do ser humano, buscando seu crescimento pessoal e profissional.

A história da Eja no Brasil esta muito ligada a Paulo Freire.O sistema Paulo Freire desenvolvido na década de 60, teve sua primeira aplicação ,ocorreu no Rio Grande do Norte. E com seu grande sucesso passou a ser conhecido em todo país.

A proposta de Paulo Freire baseia –se na realidade do educando ,levando-se em conta suas experiências ,suas opiniões, e suas histórias de vida .esses dados devem ser organizados ,afim de que as informações fornecidas por ele, o conteúdo  preparado para as aulas, a metodologia e o material utilizados sejam compatíveis e adequados às realidades presentes . Educando e educador devem caminhar  juntos, interagindo todo processo de alfabetização .

O chamado ¨método Paulo Freire¨ tem como objetivo a alfabetização visando  a libertação .Essa libertação deve ocorrer nos campos sócios-cultural e politico.

Educar jovens e adultos, hoje não é apenas ensinar- lós a ler e escrever seu nome ..É  oferecer-lhes uma escolarização ampla e acima de tudo com qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com