TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Força de estresse

Seminário: Força de estresse. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Seminário  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Força de Tensão.

A força é uma acção que pode alterar o estado em repouso ou em movimento de um corpo. Consegue portanto fazer acelerar ou modificar a velocidade, a direcção ou o sentido do movimento de um corpo. A tensão, por sua vez, é o estado de um corpo submetido à acção de forças opostas que o atraem.

Entende-se por força de tensão a força que, ao ser aplicada a um corpo elástico, tende a produzir-lhe uma tensão. Existem diversas definições de tensão, de acordo com a área de conhecimento.

As cordas, por exemplo, permitem transmitir forças de um corpo para outro. Ao serem aplicadas duas forças iguais ou contrárias às extremidades de uma corda, esta é submetida à tensão. Posto isto, as forças de tensão são cada uma destas forças que suporta a corda sem se romper.

A física e a engenharia falam de tensão mecânica para se referir à força por unidade de área no meio de um ponto material sobre a superfície de um corpo. A tensão mecânica pode ser expressada em unidades de força divididas por unidades de área.

Da mesma forma, a tensão também pode ser uma grandeza física que impulsiona os electrões através de um condutor num circuito eléctrico fechado, o que provoca o fluxo de uma corrente eléctrica. Neste caso, a tensão pode designar-se voltagem ou diferença de potencial.

A tensão superficial de um líquido, por outro lado, é a quantidade de energia que é necessário para diminuir a sua superfície por unidade de área. O líquido exerce portanto uma resistência para aumentar a sua superfície.

Terceira Lei de Newton: Interação de Corpos.

A terceira lei de Newton afirma que a interação entre dois corpos quaisquer A e

B é representada por forças mútuas: uma força que o corpo A exerce sobre o corpo B e uma força que o corpo B exerce sobre o corpo A. Estas forças têm mesmo módulo, mesma direção, mas sentidos contrários.

É usual dizer que as forças relacionadas pela terceira lei de Newton formam um par ação-reação.

Por outro lado, é importante que fique bem claro o seguinte. A interação entre dois corpos origina duas forças de mesma natureza. As forças atuam em corpos diferentes (Fig.10) e, por isso, elas não se cancelam mutuamente. As forças são simultâneas: uma não vem antes nem depois da outra.

Força e Movimento:

Aristóteles As relações entre força e movimento sempre foram objeto de estudo desde a antiguidade. O filósofo Aristóteles, por exemplo, analisando estas relações, acreditava que um corpo só poderia permanecer em movimento se existisse uma força atuando sobre ele. Se um Corpo estivesse em repouso e nenhuma força atuasse sobre ele, este corpo permaneceria em repouso. Quando uma força agisse sobre o corpo, ele se poria em movimento, mas, cessando a ação da força, o corpo voltaria ao repouso.

As afirmações de Aristóteles podem parecer corretas à primeira vista, pois, em nossa experiência diária, vemos que os objetos, de um modo geral, só se encontram em movimento quando estão sendo puxados ou empurrados. Um livro empurrado sobre uma mesa, por exemplo, para imediatamente quando se deixa de empurrá-lo.

Durante a idade média, o pensamento de Aristóteles foi harmonizado com a crença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com