TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancer DESENVOLVIMENTO

Projeto de pesquisa: Freelancer DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O tema escolhido em questão refere-se ao trabalho alternativo dos profissionais do ramo informal, chamados Freelancers. Que querem garantir sua sustentabilidade através do trabalho, sem perder a liberdade e não tendo vínculo empregatício com nenhuma organização.

Considerando que vivemos em meio a muitas organizações e que elas existem para atender as necessidades das pessoas, faz-se uma analise sobre este tema buscando contribuir para a compreensão e desenvolvimento do mesmo, para que este venha realmente a suprir uma necessidade, respeitando os direitos trabalhistas já conquistados e quem sabe sugerir outros.

As empresas estão optando por este tipo de profissional, devido contenção de custos, estrutura reduzida, desta forma maximizando os lucros, e garantindo a sustentabilidade do planeta, pois com menos carros nas ruas ocorre à redução da poluição.

Atualmente a demanda destes profissionais veem crescendo em grandes e pequenas empresas, em virtude dos benefícios econômicos e do melhor desempenho dos Freelancers, quanto ao lado criativo, porque trabalham em seu ambiente familiar.

Esta pesquisa aqui apresentada pretende expor os dois lados desta nova modalidade de trabalho, argumentando os pontos positivos e negativos, tanto das empresas, quanto dos profissionais liberais. Além de comparar ao modelo tradicional que ainda tem seu espaço no mercado.

DESENVOLVIMENTO

Observa-se que as empresas, em especial as de comunicação; tem se direcionado para um novo modelo de empregado e apostando nas novidades pra conseguir a tão desejada eficiência e produtividade. Assim como no século XVIII houve a necessidade de se estudar e criar fundamentos para conceituar a administração, para que esta pudesse acompanhar a revolução do mercado, acredita-se que hoje a administração continua se renovando para permanecer dando conta da sociedade que continua em um crescimento rápido onde as mudanças ocorrem constantemente e talvez em um mundo mais organizado.

É o que trata a reportagem da revista Exame, onde analisando o texto fica claro uma nova tendência de emprego que é chamado de freelancer que surge em meio as expectativas de produtividade no mercado, este tem dado possibilidades ao mercado de produzir em curto prazo e com custo bem menores. Freelancer é um profissional sem carteira assinada que atua sozinho, trabalhando por produção e recebendo por quantidade ou por dia de trabalho. Um bom exemplo é o fotógrafo que, sem vínculo empregaticio recebe por evento. Ele pode ser uma pessoa jurídica ou não, ter nota fiscal ou não.

Este tipo de organização destaca-se principalmente pela flexibilidade, baixo custo e maior agilidade na execução das tarefas; pois, elimina a padronização, os comandos burocráticos e possibilita a autonomia aos profissionais que nelas estão inseridos, diferenciando-se das teorias da administração, que surgiram durante a revolução industrial, quando as empresas sofreram o grande impacto das mudanças tecnológicas e do processo produtivo; quando então, passou-se a abordar os temas relacionados à área administrativa com mais ênfase, contribuindo para o desenvolvimento dos fundamentos teóricos da administração, já que os tempos exigiam novos modelos de produção e soluções rápidas e eficientes para aquele momento de mudanças acelerado e desorganizado das organizações. Sendo assim surgem então, às teorias da administração cientifica desenvolvida por Frederick Winslow Taylor, nos Estados Unidos e seguida pela teoria clássica representada por Henry Fayol na Europa.

Taylor preocupou-se em aumentar a produtividade das empresas, para isso, dedicou-se a eficiência das tarefas, bem como esta era desenvolvida. Para alcançar seus objetivos ele centralizou seus estudos no trabalho realizado pelos operários, tempos e movimentos. Conseguiu então a padronização dos produtos e a especialização do trabalhador. A teoria clássica, representada por Henry Fayol, se caracteriza pela ênfase em identificar os princípios e habilidades de um todo organizacional e de sua estrutura para garantir a eficiência a todas as partes envolvidas, encarando os problemas organizacionais a partir da ótica do nível diretivo.

Diante dos termos analisados podemos frisar que de acordo com os novos conceitos de administração ou novos métodos de gestão, caracterizam uma administração mais flexível, com auto-organização, autonomia na execução das tarefas e na tomada de decisão, relacionamento saudável entre os colaboradores de modo geral, hierarquia horizontal e pouca burocratização; neste contexto podemos ter como exemplos empresas como Google e Facebook, que são organizações que estão no mercado a um curto período e são bastante conceituadas por seus métodos inovadores de gestão.

A gestão destas mostra como a administração tem avançado e como os novos métodos tendem a suprir as necessidades do momento que vive as constantes transformações, levando as empresas a estarem aptas para atender as novas demandas de mercado, é fato que as ideias estão baseadas na sociedade que buscam novidades, onde o cliente tem muitas opções, que tudo deixa de ser novo em pouco tempo e que flexibilidade esta se fazendo necessária nas organizações.

As empresas em questão investiram em uma gestão participativa, com hierarquia horizontal, em um ambiente de trabalho que os colaboradores sentissem prazer em esta ali desenvolvendo tarefas. Estas por sua vez vivenciam uma época de muitas exigências tanto na estrutura interna quanto na externa, e a globalização vem introduzindo também novas formas de pensar e liderar; o acesso facilitado à informação, o dinamismo das mudanças e a maior agilidade das empresas na tomada de decisão são características fundamentais que diferenciam as empresas Google e facebook das empresas da época da teoria clássica que, no entanto, seus conceitos são usados até os dias de hoje. Devido estas características é que novos métodos de gestão seguem para atender essa nova demanda de mercado, sendo que a empresa se adapta aos consumidores e não ao contrário.

Este novo método de trabalho independente, refere-se à forma a qual as grandes empresas de países de primeiro mundo estão trabalhando há muito tempo e tendo muito sucesso como mostra o crescimento deste segmento, sendo que este corresponde a maior parte da receita global segundo Fernando Mantovani, diretor do escritório brasileiro da Robert Half. Para dar ênfase à grande expansão dos freelancers é importante colocar que 20% do faturamento da Robert Half no Brasil são correspondidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com