TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento Sociologico Da Ducação

Projeto de pesquisa: Fundamento Sociologico Da Ducação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Plínio Leite

Didática e práticas de ensino

Priscila de Oliveira

Joelma Benedita Pinto Fernando

Andréia Silva

Carla Santos

Professor : Dayane Cabral

Pedagogia 3º Semestre

SUMÁRIO 

Introdução.............................................................................................................3

A Educação como Processo Social, e o Preconceito na escola. ...........................4

Projeto - Sociabilidade...........................................................................................5

A importância da Brincadeira na vida escolar........................................................6

 Plano de Aula.........................................................................................................6

A importância de respeitar as diferenças...............................................................7

Educação infantil algumas considerações sobre pré-escola...................................7 

Conclusão................................................................................................................9

Referencia bibliográfica..........................................................................................10

Introdução 

A Educação consiste na socialização das novas gerações e visa constituir em cada um de nós um ser social. 

A educação usada como técnica social, isto é, usada como método para influenciar o comportamento humano, de modo que este se enquadre nos padrões vigentes de interação e organização sociais e é na infância que essa orientação se faz de um modo mais efetivo, porque a flexibilidade de uma criança na formação de condutas é muito maior que do adulto. 

Há uma preocupação muito grande por parte dos educadores em relação ao comportamento da criança na fase infantil, pois em algumas vezes mostram certa agressividade em relação aos 

seus colegas de classe, além de existir também a pratica do Bullying que já existe, mesmo que seja de maneira inconsciente,pois algumas crianças brigam com seus amiguinhos de maneira ofensiva muitos chegam a morder, puxar cabelo, empurrar, bater, cuspir, etc...,aparentemente sem motivos, mas se não corrigir nesta fase infantil, poderá se estender por todos os anos de sua vida, até chegar à adolescência e causar problemas sociais mais sérios para a comunidade e para sua própria pessoa. 

Esse comportamento agressivo, provavelmente se dá, devido à falta de sociabilidade da família na escola, na sociedade, e no meio onde vive e com isso o preconceito e a discriminação começam a fazer parte do cotidiano escolar. 

A Educação como Processo Social, e o Preconceito na escola.

Hoje em dia, com o avanço do mercado de trabalho, as mães não podem mais dar uma

educação como antigamente, logo, as crianças começam ir cada vez mais cedo para a escola. 

Com as mães trabalhando muitas vezes em período integral, as crianças ficam boa parte de seu dia na escola, portanto, a escola deve ser um bom ambiente para as crianças, porém, não é exatamente isso que acontece em algumas vezes. 

No Ambiente escolar o professor deve estar sempre atento a questão do preconceito, “Alternativas teóricas e Práticas” nos convidam a refletir sobre como ocorre o preconceito na escola e qual é o papel do professor diante dessa situação. O autor afirma que em uma escola não existe o “normal”,pois existe sempre um aluno mais gordo, ou mais magro, mais alto, mais baixo, mais pobre, ou que usa óculos ou ainda que tenha algum tipo de deficiência. 

Preconceito é um tema que deve ser cuidado com muita cautela por nós educadores, pois muitos de nós em algumas vezes não temos noção do tamanho e proporção que ele pode chegar. É um assédio moral, acompanhado muitas vezes de violência e exclusão e geralmente essa prática é feita por colegas de sala que acabam excluindo uma determinada pessoa por diferença racial, física, cultural ou religiosa. 

Este é um tema atual e que esta gerando grandes preocupações na área da educação, 

pois a maioria dos professores não sabem a maneira correta como devem agir, ou jogam a culpa na família dos alunos e dizendo não ser um problema da escola. 

Existe Bullying Direto, onde ocorrem xingamentos, tapas, empurrões e apelidos 

ofensivos e são mais frequentes em agressores meninos, e o Bullying indireto, onde 

ocorrem intrigas, fofocas, difamações sobre familiares da vítima onde é mais frequente em agressoras meninas. Diferenças existem este e é um fato que não devemos discutir, a única coisa que podemos fazer é evitar que existam mais vítimas, e caso existam auxilia - las contra seus  agressores. Amizade é um dos valores que estão se perdendo com tempo, o que é muito perigoso para a convivência da sociedade. Crianças têm sonhos, e o que nós educadores estamos fazendo para realiza-los,nós como educadores, como pais ou como sociedade não devemos ser  telespectadores de uma prática como esta, devemos acolher tanto a vítima como o agressor, buscando sempre os caminhos da amizade e do amor. 

Projeto 

Sociabilidade “Comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com